A Proteste Associação de consumidores comparou as tarifas cobradas pelos oito maiores bancos nos últimos anos (2013, 2014 e 2015) e constatou que houve um aumento no valor das cestas de até 169% em relação a janeiro de 2013, até 8,6 vezes superior ao valor da inflação para o mesmo período. São custos como esses, que somados ao uso incorreto do cartão de crédito, levam o brasileiro ao aperto financeiro, por isso a Proteste está com uma campanha contra o endividamento. Para aderir, basta acessar: www.proteste.org.br/contra-endividamento.

O levantamento comparou as tarifas das cestas disponíveis e informadas nas tabelas de tarifas das próprias instituições bancárias. O maior aumento encontrado foi na cesta Exclusive Fácil (antiga Conta Fácil Bradesco Super) do banco Bradesco, que em 2013 custava R$ 23,00 mensais, em 2014 R$ 27,40 e agora no mês de outubro, passará para R$ 61,90 por mês. Se levarmos em consideração ao longo do ano, o consumidor terá um custo anual de R$ 742,80, isso significa R$ 466,80 a mais por ano do que em 2013.

Aumento maior que a inflação

A inflação acumulada calculada para o mesmo período dos valores da cesta (janeiro de 2013 até agosto de 2015) foi de 19,63%. Como foi detectado aumento nas cestas de até 169%, os bancos estão cobrando até 8,6 vezes mais que a inflação do período.

Tarifas de até R$ 888 por ano

No levantamento, foram encontrados pacotes de serviços com valores de até R$ 74 mensais, como o cobrado pelo Santander na cesta de serviço Van Gogh Max, que em um ano somam R$ 888.

Foram avaliadas as tarifas dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú e Santander. É importante ficar atento, os bancos tem obrigação de divulgar o valor de todas as tarifas e taxas cobradas, além de deixar claro quais serviços estão inclusos nos pacotes oferecidos.

Abaixo, a tabela com os valores das tarifas de 2013 e 2015 com seus respectivos aumentos em reais e em percentual.

Não é obrigatório contratar pacote de serviços

O que muitos não sabem é que não existe a obrigação de contratar um pacote de serviços ao abrir uma conta e que alguns serviços devem ser obrigatoriamente disponibilizados para o consumidor que possui conta corrente sem que haja qualquer cobrança de tarifas. Esses são os serviços essenciais garantidos pelo Banco Central, que são limitados a: cartão de débito, 10 folhas de cheques por mês, segunda via do cartão de débito, até quatro saques por mês, consultas pela internet, duas transferências por mês entre contas na própria instituição e compensação de cheque. Mas, constatamos também que nem sempre é fácil convencer o gerente a aceitar essa ideia, já que essa não é tão lucrativa para as instituições financeiras. Por isso, o consumidor precisa fazer valer o seu direito, se a solicitação não for atendia pelo banco, o ideal é que o consumidor reclame à ouvidoria do banco e denuncie ao Banco Central e à Proteste.

Conta digital também é opção

Outra maneira de ficar livre das tarifas é contratar uma conta digital, cujo uso é restrito à internet e ao caixa eletrônico. Ela é ideal para quem está acostumado a utilizar essas ferramentas e, no caso de contato via telefone ou agência, há cobrança de taxa. Dentre os bancos avaliados, apenas o Banco do Brasil, Bradesco e Itaú possuem essa modalidade conta.

Opte pela conta que atende o seu perfil

Para saber qual a melhor opção de conta corrente é preciso mais do que escolher o pacote com o menor preço; é necessário olhar cuidadosamente para o estilo de vida e as necessidades para não acabar saindo no prejuízo. Pagando pelos pacotes mais caros, é possível fazer uma grande quantidade de transações e alguns casos a quantidade delas é ilimitada. Se o consumidor não faz muitas transações bancárias ao longo do mês, este tipo de pacote não é um bom negócio. Por outro lado, se a movimentação bancária é grande, faz muitos saques e transferências ou precisa de muitas folhas de cheques, não adianta escolher um pacote mais barato se depois terá que pagar mais caro pelas transações excedentes.

Em alguns casos nem sequer vale a pena aderir a um pacote de serviços, se o consumidor não faz transações bancárias com tanta regularidade. E se necessitar de algum serviço que não está dentro da lista dos serviços gratuitos, é só pagar pelo excedente de cada transação.

A Proteste possui um simulador que ajuda a identificar qual o tipo de conta corrente ideal para o perfil do consumidor. Acesse: www.proteste.org.br/dinheiro/conta-corrente/simulador/contas-bancarias e descubra qual a melhor opção de conta corrente para você.