O cumprimento da Lei de Cotas é indicado por 86% dos profissionais de RH como o principal motivo para a contratação de pessoas com algum tipo de deficiência, revela pesquisa feita pela Catho e pela consultoria iSocial. A valorização da diversidade foi citada por apenas 2% dos entrevistados, segundo dados divulgados ontem pelas duas entidades. O potencial do profissional e o perfil adequado para ocupar a vaga foram indicados como principal fator para contratação em somente 3% e 9% das repostas, respectivamente.

A Lei de Cotas é de fundamental importância para a inclusão do profissional com deficiência no mercado de trabalho, mas é preocupante que ela ainda seja vista como principal razão para a contratação, afirma Jaques Haber, sócio diretor da consultoria iSocial.

De acordo com Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho, a mudança nesse cenário envolve uma transformação na visão do RH sobre a pessoa com deficiência. O profissional tem de ser avaliado primeiramente pelas qualidades que o credenciam a ocupar o cargo, independentemente da deficiência, diz Cavellucci.

A pesquisa também mostrou que profissionais de RH e pessoas com deficiência têm percepções diferentes em relação aos fatores que tornam uma oportunidade de trabalho mais atrativa para um PcD.

Para 68% dos profissionais de RH, a acessibilidade é o principal aspecto a tornar uma vaga de emprego atrativa para um PcD. O ambiente de trabalho (colaboradores sensibilizados e informados sobre pessoas com deficiência) foi citado por 53% dos entrevistados.
Já entre pessoas com deficiência, o pacote de benefícios/plano de carreira e o salário aparecem como itens mais valorizados, tendo sido mencionados por 56% e 55% dos entrevistados, nessa ordem.

Veja outros destaques da pesquisa Catho e iSocial

60% dos profissionais de RH entrevistados acreditam que PcDs (portadores de deficiências) sofrem algum tipo de preconceito por parte de colegas, gestores ou clientes

56% dos gestores admitem que chegam a entrevistar um PcD, mas apresentam resistência para contratá-lo

60% dos profissionais de RH e 51% dos PcDs acreditam que a qualidade das oportunidades de trabalho é regular e que poderiam ser mais adequadas ao perfil dos profissionais

54% dos deficientes afirma que oportunidades ruins de trabalho são a principal barreira na carreira

62% dos profissionais de RH consideram o principal obstáculo do PcD é a acessibilidade

A pesquisa entrevistou um total de 1.519 profissionais no período de 9 a 27 de maio de 2015 e também contou com apoio da ABRH (Associação Brasileira de RH)