Um convênio firmado ontem, entre a Prefeitura de Curitiba e o Ministério Público do Trabalho (MPT), destinará recursos para instalação de um Centro de Referência Especializado na Saúde do Trabalhador (Cerest) na cidade.
O termo do convênio prevê instalações físicas adequadas para melhor atender pessoas vítimas de doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho, além de ampliar as ações de prevenção e de promoção da saúde dos trabalhadores.
A previsão inicial era de que o Cerest fosse instalado na Casa de Portugal, localizada na Rua Paula Gomes, no bairro São Francisco. O imóvel, porém, foi atingido por um incêndio, na madrugada do último sábado, e agora equipes da Prefeitura fazem uma avaliação estrutural para determinar a viabilidade da instalação.
O incidente não inviabiliza a criação do Cerest, que poderá ser destinado para outro imóvel até que haja a recuperação da Casa de Portugal.
Na semana passada foi feita uma operação coma Guarda Municipal e a casa foi lacrada com um tapume para que não houvesse mais invasão do imóvel. No sábado de madrugada houve o registro do incêndio, conta o prefeito Gustavo Fruet, durante o ato de assinatura.