O português Sérgio Vieira comandará interinamente o Atlético Paranaense nesta quarta-feira (dia 30) às 22 horas, na partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Ele busca sua sétima vitória no clube.

Vieira foi contratado no início de 2015. Trabalhou no desenvolvimento individual de jogadores até julho, quando virou técnico do time sub-23. Comandou a equipe nos dois primeiros jogos da Taça FPF. E conquistou duas vitórias: 4 a 0 na Portuguesa Londrinense (com gols de Bruno Mota, Núbio Flávio, Caíque e João Pedro) e 2 a 1 no Cianorte (gols de Jonatan Lucca e Núbio Flávio).

Em seguida, o português foi para o Guaratinguetá, na parceria com o Atlético, que cedeu também 16 jogadores do sub-23 para o clube paulista. Ele comandou o time em nove partidas na Série C do Campeonato Brasileiro, com quatro vitórias, um empate e quatro derrotas. Cumpriu a meta, que era escapar do rebaixamento — terminou em 8º lugar entre os 10 integrandes do Grupo B.

Para a partida contra o Brasília, o Atlético precisa apenas um empate. No jogo de ida, na Arena, o time venceu por 1 a 0. O gol fora de casa é critério de desempate na Sul-Americana. Com isso, uma derrota por 2 a 1 ou 3 a 2 classifica o time paranaense. Uma derota por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Quem passar, pega o vencedor do duelo entre Tolima (Colômbia) e Luqueño (Paraguai).

Temos que ser inteligentes neste jogo, porque vale uma vaga na próxima fase, disse Sérgio Vieira ao site oficial do Atlético. Vamos para cima do adversário, sabendo que somos um grande clube. Então, temos que nos comportar como tal, com inteligência e capacidade individual e coletiva, declarou. Eu já conheço este grupo profissional, pela minha presença diária. Isso foi importante para que eu possa aproveitar esta oportunidade na equipe principal, comentou.

Vieira pode acabar efetivado no cargo até o final de 2015, caso convença a diretoria. É uma grande oportunidade para mim. Estou de corpo e alma nos projetos do clube. Naturalmente, é uma chance boa, de grande dimensão na minha vida profissional. Vou tentar agarrar com todas as minhas forças para que os resultados se reflitam em campo, afirmou o treinador.

A escalação para esta quarta-feira não foi divulgada. O atacante Walter e o meia Nikão seguem em recuperação no departamento médico. Também continua fora, em tratamento, os atacantes Dellatorre e Douglas Coutinho e o zagueiro Cleberson. A novidade no banco pode ser o atacante Cléo, recuperado de contusão nas costas. O volante/meia argentino Barrientos também deve aparecer entre os suplentes. Ele não joga há um mês, devido a questões particulares.

Uma provável escalação seria Weverton; Eduardo, Vilches, Kadu e Sidcley; Otávio, Deivid (Hernani), Marcos Guilherme, Hernández e Ewandro; Crysan.