Antes dos trabalhos nos gramados no Centro de Treinamento Bayard Osna, os atletas coxas-brancas participaram de uma palestra com o procurador geral do Supremo Tribunal de Justiça de Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, e o presidente da Comissão Nacional de Controle de Dopagem da CBF, Fernando Solera. Assuntos relacionados à justiça desportiva e dopping durante os jogos no Brasil foram debatidos e apresentados aos participantes.

O encontro de hoje foi realizado por meio da Escola Nacional da Justiça Desportivo. Orgão que tem percorrida o país, palestrando para clubes, federações, membros da imprensa e demais instituições esportivas.

Durante a explanação, alguns destaques foram as orientações para questões disciplinares e de arbitragem, bem como os cuidados a serem tomados, como postura a ser adotada durante os jogos. Schmitt inclusive ressaltou a importância deste tipo de ação junto aos atletas. O encontro de hoje teve um conteúdo especial, direcionado para os atletas. Essa conversa é feita com o objetivo de auxiliar vocês para que fiquem o menor tempo possível longe dos gramados, destacou o procurador geral do STJD.

Solera, por sua vez, abordou os riscos da ingestão de remédios e outros assuntos relacionados ao dopping, sempre alertando para a melhor conduta dos atletas e a preocupação com a saúde dos mesmos.

O diretor de futebol do Coritiba, Valdir Barbosa, ressaltou a importância deste tipo de encontro para contribuir na formação dos atletas em campo. “Eu acho que a orientação ao atleta ela deve ser dada de maneira bem intensiva. Nós já fizemos isso com os árbitros, agora com o pessoal do STJD e também do dopping. São orientações que às vezes passam desapercebidas pelos atletas”, destacou o profissional coxa-branca

A palestra foi realizada por intermédio do Departamento Jurídico do clube, que convidou os participantes que estavam em Curitiba para outro evento sobre justiça desportiva, e se dispuseram a comparecer ao CT Bayard Osna para falar com os atletas coxas-brancas.