A difusão das plataformas mobile e das redes sociais é a principal raiz de um traço marcante entre as adolescentes de hoje: é na comodidade de seus quartos, e não em ambientes externos, que elas desenvolvem a sociabilidade e constroem uma identidade. Esta é a principal conclusão da pesquisa 101 Quartos, realizada pela CAPRICHO, que revela que as principais atividades ligadas à afirmação da personalidade — como escolher os melhores looks, experimentar produtos de beleza, assistir às suas séries favoritas e interagir com amigos e colegas — se passa principalmente no quarto. A pesquisa é composta de dois levantamentos — o primeiro, quantitativo, entrevistou 4.747 adolescentes entre 14 e 17 anos das classes A (22%), B (60%) e C (18%); já o segundo, qualitativo, consistiu em visitas aos quartos de 101 adolescentes, presencialmente e por skype.

Segundo a pesquisa, 100% das entrevistadas têm conexão no quarto e a grande maioria, 83%, tem um smartphone, enquanto 48% têm um computador só delas. Conectadas a maior parte do tempo e trocando dicas e informações por mídias sociais, elas são consumidoras ativas e bem informadas. A maioria (61%) afirma ter um conjunto de make só delas. Alguns produtos, mostra a pesquisa, são regra entre as adolescentes: 90% usam máscara para os cílios, 70% usam batom e 64% aplicam pó. O financiamento desse consumo, em grande parte, provém da renda dos pais. Metade das entrevistadas não tem mesada e 54% não têm cartão de crédito — apenas 10% delas trabalham.

SOS mau hálito
O mau hálito, conhecido cientificamente como halitose, atinge 50 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA). Para ajudar essas pessoas, a ABHA disponibilizou uma ferramenta para que amigos informem aos outros sobre problemas no hálito, o SOS Mau Hálito. O site manda um recado educado e anônimo. http://www.abha.org.br/sosmauhalito

Biblioteca de Apps

Streaming de Jay-Z
O Tidal, controverso serviço de música por streaming do rapper Jay-Z, chegou Brasil, seis meses depois do lançamento oficial nos EUA. Novos usuários poderão testar o serviço gratuitamente por um mês. Assim como no restante do mundo, o Tidal chega ao Brasil em duas categorias: Tidal Premium: streaming padrão, acesso total a biblioteca de mais de 30 milhões de músicas e playlists com curadoria especializada por R$ 14,90 e Tidal HiFi: a categoria carro-chefe do serviço, que oferece streaming de alta qualidade com a tecnologia LossLess, que permite uma maior qualidade de som; acesso a biblioteca de mais de 30 milhões de músicas e playlists com curadoria especializada por R$ 29,80.

Bizarrice na rede

Café, um toque na obra de arte
O artista alemão Stefan Kuhnigk deu um toque especial na sua obra. Ele resolveu jogar um pouco de café. Isso mesmo. Bizarro e bonito. Veja mais no http://www.toxel.com/inspiration/2015/09/29/coffee-monsters/