Ele é o jogador que mais ficou em campo pelo Coritiba no Campeonato Brasileiro 2015. É quem acerta mais passes e lançamentos. Está entre osmelhores do time em interceptações e chutes bloqueados. É um dos que menos perde a bola para o adversário. Mas lidera em cartões amarelos.

Esse é o volante João Paulo, 30 anos, que virou o motor do Coritiba com o técnico Ney Franco.

Nas 28 rodadas do Brasileirão, João Paulo é quem foi titular mais vezes (22) e também quem passou mais tempo em campo (total de 1.920 minutos).

Somando passes e lançamentos, o volante é o mais preciso do Coritiba, com 86,7%, à frente de Cáceres (85,6%), Ivan (85,3%) e Juan (83,3%). Os dados são do WhoScored.

João Paulo é o jogador do Coxa com maior volume de jogo no meio-campo, com média de 56,9 passes por partida. Entre os atletas dos 20 clubes, o jogador é 8º colocado nessa estatística. O líder é Fernando Bob, da Ponte Preta, com 71,1 passes por jogo.

Em lançamentos, João Paulo também é o melhor do Coritiba, com média de 5 por jogo. Fica entre os primeiros do time em interceptações (4º lugar, com 1,8 por jogo) e chutes bloqueados (5º lugar, com 0,5). O jogador ainda tem pequena participação nos desarmes: com média de 1,4 por jogo é apenas o 17º da equipe.

No aspecto ofensivo, a melhor estatística de João Paulo é o passe para finalização. Ele tem média de 1 por jogo (é o 9º do time nesse quesito). Mas o volante raramente perde a bola. É o 26º do time em bolas entregues para o adversário (0,5 por jogo).

As estatísticas mostram uma curiosidade. João Paulo comete apenas 1,4 falta por jogo (é o 17º do time). No entanto, é o primeiro cartões amarelos, com oito no total, empatado com Leandro Silva.