A Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte da Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (30), o projeto que autoriza o comércio de alimentos com o uso de bicicletas e veículos similares (005.00154.2015). Proposta por Felipe Braga Côrtes (PSDB), a iniciativa pretende alterar o texto da lei n.º 14.634/2015 que trata da comercialização de alimentos em áreas públicas e particulares – conhecida como lei dos food trucks.

Em uma página de Facebook sobre as food bikes é possível encontrar várias delas, a maioria de doces. 

Veja a página das Food bikes

“As cozinhas em bicicletas são a nova tendência do setor alimentício. Além de muito mais baratas e viáveis para se comprar, comparadas a um caminhão, toda a logística e possibilidades de comércio aumentam com um veículo muito mais simples e de prático manuseio, justificou Braga Côrtes.

No parágrafo único do artigo 2º da lei dos food trucks haverá o acréscimo de veículos de propulsão humana, assim considerados os equipamentos montados sobre bicicletas, triciclos ou congêneres. A proposta define também que os pontos a serem liberados para exploração da atividade nos espaços públicos deverão respeitar uma distância mínima das feiras regulamentadas pelo Município, distância esta deliberada pelo órgão competente.

O comércio de alimentos em bicicletas, triciclos e congêneres já existe em outras cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, de forma que Curitiba deve se adequar a esta nova realidade, argumentou o vereador. Conforme o texto do projeto, o funcionamento e a ocupação nos espaços públicos e nas áreas particulares destinados ao comércio de alimentos nesta modalidade serão regulamentados pela prefeitura.