O viaduto da Avenida Affonso Camargo, na Linha Verde Norte, e a trincheira da Avenida Winston Churchill, na Linha Verde Sul, estão com novos refletores para melhorar a iluminação e a segurança para quem transita por esses locais.

As melhorias integram o Plano de Iluminação Pública de Curitiba – anunciado em março pelo prefeito Gustavo Fruet – que prevê diversas intervenções em todas as regionais da cidade até 2016, principalmente em praças, parques, calçadas ao redor de equipamentos públicos e rotas de linhas de ônibus.

Sob o viaduto foram instalados 29 novos projetores com lâmpadas de alto rendimento de vapor metálico (cor branca) de 250 watts. Antes, existia apenas a iluminação na Affonso Camargo o que era insuficiente. Com os refletores, modificou totalmente o local, que ficou muito mais claro, comentou Celso Noso, engenheiro responsável por acompanhar a obra pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

A situação se repete na trincheira da Avenida Winston Churchill, no Pinheirinho. Lá foram instalados 12 projetores com lâmpadas de 250 watts de vapor metálico.

Outro local beneficiado com nova iluminação pública é o Parque Barigui, um dos principais pontos de lazer de Curitiba. Trechos da ciclovia foram dotados com 20 postes, luminárias decorativas e lâmpadas de vapor metálico de 150 watts.

Até o final de outubro, o estacionamento do Parque, na entrada via BR-277, vai receber postes de iluminação, dando mais segurança aos usuários. No total serão instaladas 125 luminárias viárias com lâmpadas de 150 watts de vapor metálico e outras 14 luminárias viárias com lâmpadas de 250 watts de vapor metálico.

Também será implantada nova iluminação pública no entorno do Cemitério Água Verde e em ruas da região central como Desembargador Westphalen, Gutemberg, Lucas Carvalho, Professor João Doetzer, Conselheiro Laurindo, Hilda Cadilhe de Oliveira e Pedro Ivo (trecho da Praça Rui Barbosa).

Plano

Dentre algumas obras já realizadas pelo Plano de Iluminação Pública de Curitiba estão a Avenida Affonso Camargo entre o viaduto do Capanema e Jardim Botânico e em frente à Rodoferroviária; o entorno do Quartel do Boqueirão, o estacionamento do terminal de ônibus do Boqueirão, os parques São Lourenço e Tanguá, além de dezenas de praças e quadras esportivas espalhadas pelas nove regionais da cidade.

Todas essas intervenções têm como intenção provocar a reocupação de locais públicos à noite, para que as pessoas possam caminhar, passear de bicicleta ou praticar atividades físicas nas ciclovias, praças e quadras esportivas de Curitiba.

Estão previstas outras intervenções, com melhorias para quem utiliza o transporte coletivo de Curitiba além de novidades para a Linha Verde e Parques Tingui e Lago Azul, que estão em processo de licitação.