Se dependesse apenas das últimas cinco rodadas, o Atlético seria o pior time do Brasileirão. Foram um empate e quatro derrotas nesse período. Neste sábado (3), o time joga para reverter essa má fase. Enfrenta o São Paulo, no Morumbi, às 21 horas, em partida válida pela 29ª rodada do Nacional.

Como fruto da má fase, o Atlético – que chegou a liderar o Brasileirão e habitou a zona de classificação da Libertadores por várias rodadas – caiu pelas tabelas. Hoje, está na 11ª colocação, com 38 pontos. São sete de distância do Palmeiras (4º colocado, com 45 pontos) e sete de distância da Chapecoense (que tem 31 e abre a zona de rebaixamento).

A má fase custou o emprego do técnico Milton Mendes, demitido oficialmente na última segunda-feira (28). Seu substituto é o português Sérgio Vieira, que era auxiliar de Mendes e passou a ser o técnico interino. Ele já comandou a equipe na quarta-feira (30) no empate em 0 a 0 com o Brasília, que classificou o Atlético nas quartas-de-final da Copa Sul-Americana.

Vieira afirmou nesta sexta-feira (2) que deverá manter a estrutura tática dos tempos de Milton Mendes. Toda a dinâmica que demoramos para construir vai desaparecer e não é isso que a gente quer, falou ele. Estrategicamente, vamos ter um ou outro movimento para realizar mais vezes, mas nosso modelo não se altera em relação ao adversário.

Mudanças, se houver, será o possível retorno do meia-atacante Nikão e do atacante Walter. Recuperados de lesão, eles se juntaram à delegação em São Paulo e têm chance de atuar neste sábado. Do contrário, Ewandro e Crysan serão mantidos na equipe.

São Paulo

O Consolo do Atlético é que o São Paulo deve ser o próximo time a perder o treinador. Juan Carlos Osorio deve dirigir o time paulista no sábado e depois se despedir, para assumir a seleção do México. Nesta sexta-feira Osorio despistou. Creio que há coisas mais importantes para falar agora, declarou ele. A imprensa mexicana, contudo, dá a troca como certa e até afirmou que o treinador tem pressa em assumir a equipe. Para este sábado, Osorio não poderá contar com quatro jogadores: o zagueiro Breno, o lateral-esquerdo Carlinhos, o meia Michel Bastos (ex-Atlético) e o atacante Luís Fabiano. O time paulista está em 6º no Brasileirão, com 43 pontos.

 

São Paulo x Atlético-PR

São Paulo

Rogério Ceni; Bruno, Rodrigo Caio, Lucão e Reinaldo; Thiago Mendes, Hudson e Paulo Henrique Ganso; Wilder, Alexandre Pato e Rogério. Técnico: Juan Carlos Osorio.

Atlético-PR

Weverton; Eduardo, Vilches, Kadu e Sidcley; Otávio, Hernani, Bruno Mota, Marcos Guilherme e Nikão; Walter. Técnico: Sérgio Vieira (interino).

Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)

Local: Morumbi, em São Paulo, sábado, às 21 horas