Acontecem hoje as eleições o Conselho Tutelar. As eleições acontecem em todo o País. Em Curitiba, são 45 vagas. Em Curitiba, dividida em nove núcleos regionais, são eleitos cinco conselheiros por regional. Cada conselheiro também tem um suplente. Ao todo, são 105 candidatos.

Qualquer pessoa que possuir título de eleitor pode votar na eleição do Conselho Tutelar. O pleito acontece em votação secreta, com o uso de urnas eletrônicas. Contudo, o eleitor só poderá votar na regional de sua residência. Cada mandato de conselheiro tutelar é de quatro anos e a eleição é sempre realizada no ano posterior às eleições presidenciais.

Todos os candidatos precisaram comprovar residência de mínimo 2 anos no território para o qual irão concorrer à vaga, além de atuação na área da infância e adolescência por no mínimo três anos. Pela primeira vez na história da eleição do Conselho Tutelar, os candidatos também tiveram que passar por um curso preparatório (com temas ligados aos direitos da criança e do adolescente) de duas semanas e apenas depois de serem aprovados em um teste é que tiveram suas candidaturas aprovadas.

As eleições para o Conselho Tutelar acontecem simultaneamente em todos os municípios do país no próximo dia 4 de outubro. 

A apuração será feita a partir do encerramento da votação, e o resultado será comunicado imediatamente, sendo divulgado oficialmente no dia 6 de outubro.