O prefeito Gustavo Fruet compareceu na manhã deste domingo (4) à Escola Municipal Professor Brandão, no Alto da Glória, para votar no seu candidato para o Conselho Tutelar de Curitiba. Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode votar na eleição, que ocorre das 8 às 17 horas. É preciso apresentar título de eleitor e um documento oficial com foto.

“A proteção à criança é uma das prioridades desta gestão. Agora, o Conselho Tutelar será ainda mais fortalecido, pois irá atuar em parceria com o Conselho Municipal de Direitos Humanos. O sucesso do Conselho Tutelar é o sucesso da própria cidade”, disse o prefeito. Ele conversou com o eleitor Vicente de Oliveira Guimarães, que aos 82 anos fez questão de votar. “A gente precisa participar da democracia. É a obrigação de toda pessoa consciente”, disse o senhor Vicente ao prefeito.

São nove locais de votação na cidade, um por regional administrativa. O eleitor deve comparecer ao local de votação correspondente à regional de seu domicílio eleitoral. A lista com os locais de votação está disponível neste link.

O Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes de cada município. Em Curitiba, são 105 candidatos, que concorrem em nove regionais administrativas, apenas nos territórios onde residem há pelo menos dois anos. Serão eleitos cinco conselheiros em cada regional e cada um terá o seu suplente. O mandato é de quatro anos. O eleitor pode votar em apenas um candidato.

O processo é semelhante a outras eleições: o voto é único e secreto e acontece através de urnas eletrônicas. A apuração começa logo após a finalização da eleição e o resultado é divulgado através de edital no dia 6 de outubro.