DANIELA LIMA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse neste domingo (4) que a ofensiva do governo para afastar o relator das contas da presidente Dilma Rousseff no TCU, ministro Augusto Nardes, é uma demonstração de “desespero” e “truculência” que “soa como atentado à própria democracia”.
“É um ato de desespero que só escancara a falta de argumentos técnicos para responder as graves denúncias de manipulação das contas públicas”, disse o tucano à reportagem. “O governo age como um time que perdeu de goleada e tem como último recurso tentar trocar o juiz”, concluiu.
Na tarde deste domingo, o advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, anunciou que o governo pedirá o afastamento de Nardes da relatoria do caso por entender que ele analisou as contas de maneira parcial e política.
‘PROCRASTINAÇÃO’
Para Aécio, a ação do governo Dilma tem um fundo “procrastinatório”, que visa atrasar o julgamento das contas da petista. “É a evidência de que esta é uma gestão que se vê derrotada antes mesmo do resultado do processo”, avaliou o tucano.
Aécio disse que a oposição se reunirá nesta segunda-feira (5) para debater o assunto e acordar uma forma institucional de responder à ofensiva do Planalto.
Para ele, a afirmação de que houve antecipação do voto de Nardes não tem cabimento, já que o corpo técnico do TCU já havia dito, há semanas, que as respostas apresentadas pelo governo aos questionamentos da corte eram frágeis.
“Todos os critérios adotados pelo tribunal até aqui foram técnicos e a forma como o TCU vai reagir a esse ataque mostrará sua essência”, afirmou Aécio.
Uma possível rejeição das contas de Dilma do ano de 2014 por conta de manobras como as chamadas “pedaladas fiscais” é a principal aposta da oposição para justificar a abertura de um pedido de impeachment contra a petista no Congresso.