Ontem, o Santuário Nossa Senhora do Carmo celebrou o Dia de São Francisco de Assis com a tradicional bênção dos animais. Dezenas de animais de estimação foram levados para o santuário ao longo do dia. Mas não foi a única. No sábado e na sexta-feira os animais também puderam ser abençoados na Igreja da Ordem e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, no setor histórico, desde o dia 1º de outubro acontece a festa em louvou a São Francisco, com a bênção dos animais feita no sábado. A festa terminou ontem, com a Santa Missa solene seguido de almoço festivo no refeitório cenáculo.

Na PUC, a bênção foi na sexta-feira. Padres da paróquia da Universidade abençoaram os pets no pátio que fica em frente à capela do Câmpus Curitiba. Os alunos e professores do curso de Medicina Veterinária ficaram à disposição para realizar avaliação clínica e de obesidade, e teste de glicemia nos animais.

Todos são criaturas de Deus e devemos respeitá-los por eles mesmos, explicou o teólogo e membro da Pastoral do Grupo Marista André Azevedo. O tema também foi mencionado pelo Papa Francisco na sua 1° encíclica com o nome Laudato Si, expressão em Italiano que significa Louvado Seja.