PMais de 150 estudantes de engenharia da região Sul acertam os últimos detalhes de 17 aviões radiocontrolados, projetados e construídos em suas instituições de ensino superior. O objetivo é superar os desafios e voar alto na 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada entre 29 de outubro e 1º de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. As 17 equipes – seis do Paraná, seis do Rio Grande do Sul e cinco de Santa Catarina – integram as 95 inscritas nesta edição, 89 brasileiras e seis estrangeiras. Todas as equipes somam quase 1.300 participantes, entre estudantes, professores orientadores e pilotos, que representam 71 instituições de ensino superior do Brasil (16 Estados e Distrito Federal), Venezuela e México.

A competição contará com 22 equipes de São Paulo, 18 de Minas Gerais e sete do Rio de Janeiro. Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão representados por seis equipes cada. Paraná e Rio Grande do Norte contam com cinco; Pernambuco, Piauí e Bahia aparecem com três cada; Brasília, Mato Grosso, Maranhão e Paraíba possuem duas; Amazonas, Espírito Santo e Sergipe têm uma equipe cada. Entre as estrangeiras, há cinco equipes da Venezuela e uma do México.

 Com 15 estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a veterana UTFalcon aposta em monoplano de asa alta com 2,5m de envergadura e 1,6m de comprimento, capaz de transportar 12 kg de aço. Utilizamos fibra de carbono por apresentar resistência mecânica e baixo peso, madeira balsa por ser maleável e extremamente leve, e alumínio por ser usinável e leve, além de resistir a esforços, diz João Pedro Woitchy Barbosa, estudante do sexto semestre de Engenharia Mecânica e capitão da equipe, que obteve a 48ª colocação da Classe Regular na edição passada. No atual projeto, houve aumento de 0,7 m no tamanho da asa, o que ampliou a capacidade de carga em cerca de 4 kg. O Estado também contará com as equipes AeroCataratas e AeroCataratas Regular, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Pegasus AeroDesign, da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), e Grifo Aerodesign, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Aeronaves – A competição abrange três categorias: Classe Regular, Classe Advanced e Classe Micro. Entre as novidades do regulamento deste ano está a distância máxima de decolagem, de 70m, independentemente da categoria. Antes era de 61m. Este limite será utilizado pela primeira vez na competição, representando o maior limite de toda história da SAE BRASIL AeroDesign.

Na Classe Regular, as aeronaves poderão transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo, e deverão respeitar uma limitação de área projetada (vista superior), cuja somatória não poderá exceder 0,9 m². Serão permitidas apenas aeronaves monomotores – o motor deverá ser selecionado entre os quatro indicados no regulamento.

Na Classe Advanced, os aviões também poderão transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo. A única restrição de projeto é o peso vazio da aeronave, que não poderá exceder 3kg. A escolha do tipo de motor (combustão ou elétrico) e do número de motores é totalmente livre. Nesta edição, como estímulo ao uso de motores elétricos, a bateria poderá ser considerada como carga útil.

Na Classe Micro, as aeronaves deverão transportar bolas de tênis em compartimento fechado, não podendo estar presas entre si. Todos os aviões deverão carregar a mesma carga em todos os voos: 43 bolinhas. A pontuação de voo será dada de acordo com o peso vazio da aeronave e o número de voos realizados com sucesso. Para esta categoria não existem restrições de geometria ou do número de motores, todos elétricos, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave desmontada em caixa de 0,175m³.

Provas – As avaliações serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma da Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem as melhores as pontuações, ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2016, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um na Classe Micro. A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign

Dia 29 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos e apresentações orais das equipes no Prédio de Eletrônica e Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Dias 30, 31 e 1º – das 7h30 às 18h – Competição de vôo no Aeroporto do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – aberta ao público. Entrada pela avenida Faria Lima, ao lado do MAB, em São José dos Campos/ SP.