O Coritiba é o time que menos marca gols de fora da área no Campeonato Brasileiro 2015. E divide esse posto com o Atlético Paranaense. Cada clube marcou apenas um gol dessa forma na competição.

Ironicamente, o único gol de fora da área do Coxa foi marcado no Atletiba, pelo atacante Henrique Almeida.

O único gol do Atlético dessa forma foi marcado pelo volante Hernani, em cobrança de falta, na derrota por 2 a 1 para o Grêmio, na 7ª rodada.

O Brasileirão 2015 já teve 90 gols de fora da área. A média é de 4,5 gols dessa maneira por clube. Os dados são do WhoScored. Como comparação com o futebol europeu, as 34 rodadas do último campeonato alemão (2014/15) tiveram 113 gols de fora da área (média de 6,2 por equipe).

Os líderes desse ranking no Brasileirão 2015 são o Corinthians (11 gols), Santos (7), Cruzeiro (6), Palmeiras (6) e Grêmio (6).

Coritiba e Atlético não estão mal nessa ranking por falta de tentativa. O rubro-negro paranaense é o time que mais arrisca de fora da área no Brasileirão 2015: 7,5 vezes por jogo. O Coxa é o terceiro 6,6 por partida.

No total, o Coritiba precisou de 190 chutes de fora da área para marcar um gol dessa forma. O Atlético-PR precisou de 218 para fazer um. O Corinthians, por exemplo, tem um gol de fora da área a cada 14 tentativas.

No aspecto individual, o destaque é o meia Jadson, do Corinthians, com 4 gols de fora da área. Os demais artilheiros desse setor do campo são o meia Renato Cajá (ex-Ponte Preta), com 3 gols, e outros 13 jogadores emptados com 2 gols.

O jogador que mais arrisca de fora da área no Brasileirão é o meia Adrianinho, da Ponte Preta, com média de 2,5 por jogo. O meia-atacante Marcos Aurélio, do Coritiba, é o sexto da competição, com 2,6 por partida. Ele não marcou um gols dessa forma na competição – o único gol dele na edição 2015 foi em um chute dentro da área.

Nesse mesmo ranking, o meia Lúcio Flavio, do Coritiba, é o 13º, com média de 1,4 chutes de fora da área por jogo. O volante Hernani, do Atlético-PR, está empatado com o veterano na 13ª posição, também com média de 1,4. Empatados em 15º lugar, com 1,3 finalizações de longe por jogo, estão os atacantes Henrique Almeida, do Coritiba, e Walter, do Atlético-PR.