Um grupo jovem paranaense de mineradores empreendedores, formado por Celso Name, Wagner Syring e Junior Pellizzari, identificaram, pesquisaram e registraram uma enorme jazida de terras raras, no qual se destaca a columbita-tantalita. Esse cobiçado elemento mineral faz do Brasil ser o principal protagonista, onde detém no território nacional 98% do total já descoberto no planeta. Alvo de uma intensa competição internacional, este produto cotado em quilograma e seu valor em dólares, se tornou um excelente investimento neste período de crise no Brasil. Conversamos com esta nova geração de mineradores empreendedores.


Onde está localizado o empreendimento?

A área de registro do nosso grupo está situada no estado de Rondônia, possui reservas, além da columbita- tantalita, um enorme potencial na extração de sub produtos como a cassiterita, conhecida comercialmente como estanho, e absorvida em sua totalidade no mercado interno.


O que são minérios estratégicos e quais são suas aplicações?

São minerais estratégicos aqueles que se caracterizam por sua raridade e, principalmente, sua aplicabilidade perante a sociedade. No caso do nosso grupo, está em fase final o projeto de extração do mineral, na qual sai o nióbio, utilizado em todos os equipamentos eletrônicos da vida moderna, ligas metálicas, superimãs, e aero espacial, A adição do nióbio em ligas metálicas, faz com que o aço fique mais leve, flexível e resistente.


Qual o projeto de buscar investidores?

Estamos em busca de investidores, temos o verdadeiro “ouro” brasileiro sob nossa responsabilidade. O minério apresenta uma excelente qualidade técnica, sendo analisado no laboratório LAMIR da UFPR, no laboratório da USP/SP e, também, por um laboratório internacional SGS GEOSOL, atestando a qualidade do produto. É um investimento com excelente retorno, cotado em dólar, a demanda internacional por esse produto é constante. Na questão burocrática, já temos 100% das autorizações para extração em uma área de mais de 7.100 hectares, teremos uma produção estimada de mais de 50 anos de exploração.


Como será o beneficiamento e as vendas para o exterior?

Na exportação, todo o processo legal no Brasil (DNPM, CNEN, SGS) e embarcamos pelo porto de Porto Velho/ RO. O Brasil não possui um processo de separação da Columbita-Tantalita, e é exatamente aí que se gera a polêmica sobre o nióbio brasileiro. Este é o nosso próximo projeto, desenvolver um processo nacional em parceria com instituições de ensino e pesquisa, de tal forma executarmos separação de todos os elementos químicos, mostrado para a sociedade que não estamos desperdiçando um bem valioso, que será beneficiada com os impostos que incidem sob a mineração. Mais informações para investidores, tratar com Wagner Syring ou Junior Pellizzari pelo email [email protected]


Curtas

* Para esclarecer dúvidas sobre o intercâmbio estudantil, a Phil Young’s English School apresentou palestra gratuita e aberta à comunidade, com o representante da Embry-Riddle Aeronautical University, Fábio Campos. Intitulado “Como um brasileiro pode estudar nos EUA”.

* Para apoiar a produção musical de Curitiba, o Colégio Medianeira lança a terceira edição do edital Medianeira Nossa Música. As inscrições são abertas a todos os músicos da capital paranaense, até 10 de outubro e o patrocínio é de R$ 23 mil. Podem se inscrever artistas solos ou bandas. Basta preencher formulário disponível no site do colégio: http://www.colegiomedianeira.g12.br/?page_id=15438.

* O escritório Juliana Lahóz Arquitetura realizou um projeto de retrofit em uma kitinete, que hoje é um loft integrado, atendendo as necessidades da proprietária.


Frase

“Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos, outras há que sorriem por saber que os espinhos têm rosas”
(Autor desconhecido)


  

 

www.ineam.com.br

 

www.hamiltonfonseca.com.br