Depois de testar, no ano passado, um ônibus elétrico produzido pela empresa chinesa BYD no modelo padrão (Padron), a Urbs agora vai testar um ônibus articulado elétrico da mesma montadora. O teste será feito apenas nesta terça-feira (6), na linha Interbairros II.

O articulado elétrico vai percorrer o mesmo trajeto e com todas as paradas dentro de uma tabela horária do Interbairros II e terá a lotação de passageiros simulada com bombonas de água.

O ônibus ficará em exposição para quem tiver interesse em conhecê-lo, na quarta-feira (7), das 12h as 17h  e quinta-feira (8) das 9h às 17h em frente à Urbs, na Rodoferroviária, e na na sexta-feira (9), das 9h as 17 h, na Praça Rui Barbosa.

A capacidade total do articulado é de 113 passageiros – 53 sentados e 60 em pé. O ônibus tem 18,9 metros de comprimento e piso baixo (sem degraus). Os dados divulgados pelo fabricante são de autonomia de 250 quilômetros, tempo de carga de energia entre 2 e 3 horas e velocidade máxima de 90 km/h.

O Interbairros II é um ônibus circular que passa por vários bairros, com trajeto total de 42 quilômetros e que, além dos pontos nas ruas, para nos terminais Capão Raso, Hauer, Capão da Imbuia, Cabral e Campina do Siqueira. Por dia, são 68 mil passageiros transportados.

Nos testes feitos no ano passado com o modelo padrão, o ônibus elétrico teve um desempenho considerado bom pelos técnicos, no que diz respeito ao custo por quilômetro, emissões de poluentes, consumo e disponibilidade operacional. Os pontos negativos ficaram por conta do tempo necessário para abastecer, peso e autonomia.

 

Novas tecnologias

Os testes fazem parte da proposta da Prefeitura de buscar novas tecnologias em mobilidade. No ano passado, a Prefeitura firmou convênio de parceria com a Volvo Bus Latin América que no ano que vem vai disponibilizar um ônibus Padron híbrido elétrico e um ônibus articulado híbrido. A parceria envolve também a Urbs, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a empresa Cidade Sorriso, empresa Auto Viação Redentor Ltda e o Sindicato das Empresas de Ônibus do Transporte Coletivo (Setransp).

Também com o propósito de buscar novas tecnologias em mobilidade urbana e eficiência energética, o município firmou uma parceria com o Instituto Real de Tecnologia da Suécia, com uma agenda de colaboração entre Curitiba e Suécia iniciada durante a visita do rei Carlos XVI Gustavo, no final de 2013.