O governador Beto Richa deu posse nesta terça-feira (06) aos novos membros do Conselho Consultivo e Conselho Deliberativo da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Ele afirmou que a orientação é que a entidade intensifique o diálogo com as 29 prefeituras da região. Queremos a Comec cada vez mais atuante, ajudando os municípios da RMC na formulação de políticas públicas que desenvolvam a região. 

O grupo de novos conselheiros, disse Richa, tem o desafio de propor ações integradas para melhorar a qualidade de vida da população da RMC, atualmente com três milhões de habitantes. Temos diversos problemas que precisam ser resolvidos. Vamos fortalecer o diálogo para enfrentarmos juntos esses desafios, defendeu. 

O governador citou como exemplos do desafio a integração do transporte público, o manejo e uso do solo, o saneamento e investimentos em saúde. Ele reafirmou o caráter municipalista de sua gestão e disse que em 2016 intensificará os investimentos nas cidades. Nosso governo acredita que é nas cidades que as pessoas vivem e precisam das suas necessidades atendidas. 

INVESTIMENTOS – Richa citou obras de duplicação em andamento na RMC, como a duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel (Curitiba a Pinhais) e da Rodovia da Uva (Curitiba a Colombo). No orçamento de 2016, o governo estadual prevê R$ 6,8 bilhões em investimentos, o que beneficiará os municípios. Isso é resultado do ajuste fiscal que fizemos. Enquanto vários estados estão com dificuldades para pagar os servidores, o Paraná investe em importantes obras, disse. 

O prefeito de Contenda, Carlos Eugênio Stabach, que é presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), destacou a boa relação com o governo estadual e disse que o conselho é uma importante ferramenta para orientar as melhores políticas públicas. As prefeituras passam por dificuldades e é muito importante termos uma Comec forte e aberta ao diálogo para nos apoiar, afirmou. Ele disse que entre os maiores desafios para a RMC estão o transporte coletivo, planos diretores e liberações ambientais. 

O fortalecimento dos conselhos faz parte de uma reformulação da Comec, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior. Queremos essa entidade forte para cumprir sua missão de planejar a Região Metropolitana de Curitiba com o apoio dos prefeitos, afirmou. 

Entre as atividades da entidade estão o planejamento de políticas sobre uso e ocupação do solo, transportes, sistema viário, habitação, saneamento e elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento da região. A determinação é ampliar o diálogo e servir como ferramenta de auxilio dos prefeitos na elaboração de políticas públicas eficientes, disse o diretor-presidente da Comec, Omar Akel. 

COMEC – Criada pelo Governo do Estado, em 1974, e atualmente vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná, a Comec é responsável pelo planejamento e gestão do desenvolvimento integrado das 29 cidades que compõem a Região Metropolitana de Curitiba. 

BOX 1 

CONFIRA AS ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO DOS CONSELHOS 

O Conselho Consultivo é formado por um representante de cada um dos 29 municípios e discute planos regionais e questões de interesse metropolitano. Os projetos são encaminhados para aprovação do Conselho Deliberativo, que tem por objetivo ordenar, planejar e discutir as ações da Comec. 

O Conselho Deliberativo é formado pelo governador do Estado, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, pelo diretor-presidente da Comec, por um representante de Curitiba e um representante de cada um dos demais municípios. 

Os novos conselheiros terão, entre outras tarefas, a adaptação ao modelo de gestão do Estatuto da Metrópole, aprovado em janeiro de 2015, a governança interfederativa e a atualização do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) para orientar e fomentar o desenvolvimento da área metropolitana, promover a programação dos serviços comuns. 

CONSELHO DELIBERATIVO 

Mounir Chaowiche – presidente indicado pelo Governador 

Carlos Roberto Massa Júnior 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano 

Omar Akel 

Comec 

Valfrido Eduardo Prado 

Prefeitura de Curitiba 

Carlos Eugênio Stabach 

Assomec – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba 

CONSELHO CONSULTIVO – prefeitos dos 29 municípios 

João Manoel Pampanini – Adrianópolis 

Antônio Gonçalves da Luz- Agudos do Sul 

Aldnei Siqueira- Almirante Tamandaré 

Olizandro Ferreira – Araucária 

Luiz Costa – Balsa Nova 

Débora Fonseca – Bocaiuva do Sul 

Luiz Carlos Assunção – Campina Grande do Sul 

Jorge Quege – Campo do Tenente 

Affonso Guimarães – Campo Largo 

Louvanir Joãozinho Menegusso – Campo Magro 

Claudinei Braz – Cerro Azul 

Izabete Cristina Pavin – Colombo 

Carlos Eugênio Stabach – Contenda 

Gustavo Bonato Fruet – Curitiba 

Josiel do Carmo dos Santos – Doutor Ulysses 

Márcio Cláudio Wozniack – Fazenda Rio Grande 

Neneu Artigas – Itaperuçu 

Leila Klenk – Lapa 

Onildo Gelatti – Mandirituba 

Gilberto Dranka – Piên 

Luiz Goularte Alves -Pinhais 

Marcus Maurício de Souza Tesserolli – Piraquara 

Loreno Bernardo Tolardo – Quatro Barras 

Marcio Neri de Oliveira – Quitandinha 

Cézar Gibran Johnson – Rio Branco do Sul 

Milton José Paizani – Rio Negro 

Luiz Carlos Setim – São José dos Pinhais 

José Altair Moreira – Tijucas do Sul 

Joel do Rocio José Bonfim – Tunas do Paraná