André Mercanti, diretor comercial da Norwegian Cruise Line Holdings veio a Curitiba para o primeiro workshop de treinamento aos agentes de viagens, realizado hoje no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping Curitiba, trazendo as novidades e destinos da Regent Seas Cruises, companhia de cruzeiros marítimos seis estrelas; Oceania Cruises, sofisticada na Coleção 2016; e o cardápio de experiências em todo o planeta da Norwegian Cruise Line, Freestyle Cruising, já com o caderno de ofertas 2016-2017.

São três marcas separadas, para três públicos distintos. A Regent é o super luxo com excelência, que Mercanti apontou como exclusiva e inclusive. São três navios que transportam entre 700 a 490 passageiros, no sistema tudo incluído: taxas, gorjetas, open bar em todo o cruzeiro,- inclusive no mini-bar das suítes -, restaurantes sem taxas extras, room service 24 horas, todas as excursões em terra já incluídas sem custo adicional.

Em suítes especiais fica incluído o transfer, cabine externa com varanda, concierge e até uma noite de hotel antes do embarque. As suítes têm desde 28 metros quadrados ( mais 5 metros de varanda), banheiro de mármore, roupa de cama de algodão egípcio. Há suítes de 32 metros quadrados, incluindo serviço de mordomo, ou a Master, com 186 metros quadrados, um verdadeiro apartamento dentro do navio.

O passageiros pode encomendar transfer ou passeios de helicóptero, tem desconto de 5% nos programas pré e pós cruzeiro e pode fazer excursões em terra com motorista privativo. Na suíte Master o banheiro tem Spa com serviços incluídos.

Na Oceania, os navios reformados e redecorados oferecem ambiente estilo hotel boutique, com flores naturais e um toque de residência. Os cruzeiros pela Europa e Américas 2016 terão novos destinos e também o Sirena, novo navio da frota que vai passar por uma renovação de 40 milhões de dólares. A viagem inaugural será em 27 de abril de 2016, durante 14 dias, entre Barcelona e Veneza. A companhia é famosa pela gastronomia gourmet, assinada pelo Chef Jacques Pépin. A Culinary Center é a única escola de culinária prática em alto mar, com receitas especiais de cada pais ou cidade da escala. 81% das acomodações têm varanda privativa.

Da Ásia até Riviera Mexicana, são 14 destinos da Norwegian Cruise Line, no caderno 2016-2017. O bom da história é o dólar com câmbio fixo a 3 reais, tarifas em reais, roteiro 2016 com Rio de Janeiro, viagens no Havaí com o Pride of America durante sete dias, visitando as principais ilhas e a oferta de quatro pacotes ( como bebidas, excursões em terra, restaurantes especiais) para a escolha de um como gratuidade, além de outras mordomias. Nos cruzeiros as famílias são benvindas, sendo aceitas crianças de colo e oferecendo atendimento para os pequenos a partir de dois anos, com entretenimento especial para adolescentes onde adultos não entram. E também espaços exclusivos para os adultos.

Em Curitiba é Ricardo Cassio Silva, gerente comercial da Cia. Marítima no Paraná, que informa aos agentes locais. Acesse www.ciamaritima.tur.br. No Brasil o atendimento é feito pela Velle Representações ou pelo www.ncl.com.br


DESTAQUES

CURITIBA SEM MIAMI
A partir de 11 de fevereiro de 2016 a American Airlines encerra os serviços em Curitiba. O festejado voo Curitiba, com extensão a Porto Alegre e destino Miami, deixa a capital paranaense fora da rota. No próximo ano o voo será Porto Alegre-Miami.

NOVA CASA
Carmem Lúcia Ramôa, que durante quase uma década representou a MSC, companhia de navios no Paraná e Santa Catarina, através da sua MK. Agora está há três semanas de casa nova, levando sua experiência no mercado das viagens marítimas para o Departamento Marítimo da BRT Operadora. Veja no www.grupobrt.com.br

CRUZEIROS – AINDA A MELHOR OPÇÃO DE VIAGEM
Quando chega o momento de escolher uma viagem de navio por mar ou um cruzeiro fluvial, o que pesa é o gosto de cada um, o perfil do viajante, e também o custo final da viagem.

Hoje é preciso acrescentar também o fator Experiência, aquele algo a mais que vai marcar para sempre as boas lembranças. Pode ser um roteiro diferenciado, um atendimento de excelência, um restaurante gourmet, uma cabine que mais parece a de um grande iate particular ou um sofisticado apartamento. Acaba assim a idéia de que o navio é apenas um meio de transporte.

Claro que há pessoas até que gostam de viajar nos chamados navios que transportam mercadorias e têm umas poucas cabines para passageiros. São viagens aventureiras. Mas hoje há ofertas de cabines tão confortáveis, roteiros tão bem planejados, que concretizam os sonhos de viajantes de todas as idades. E até a crise econômica que assola o mundo acaba se transformando em boas oportunidades de obter mais por menos. As companhias estão com câmbio fixo do dólar abaixo dos altos e baixos de cada dia, colocam pacotes de bebidas, excursões, tratamentos no Spa, internet e até telefonemas internacionais como gratuidades, incluindo terceiros e quartos passageiros na mesma cabine com tarifas mínimas ou até com gratuidade. Vale pesquisar.

Se o conselho de experts antes era invista no roteiro e esqueça a cabine, preferindo a de menor preço, hoje é invista em você, nas vantagens de mais conforto e mais experiências em um bom navio, na cabine com varanda, no atendimento especial.

A primeira coisa a pensar é nas suas prioridades: o que interessa mais, uma gastronomia perfeita e variada, com temperos de vários países e diferentes culturas; divertimento a bordo; prefere um cassino tentador; quer mesmo é apenas relaxar, ver o nascer e o pôr do sol nas melhores paisagens, ou quer praticar exercícios e participar de campeonatos o tempo todo? É bom saber que cada companhia tem seu próprio estilo. Algumas são perfeitas para famílias, admitindo até bebes de meses como passageiro e tendo entretenimento para adolescentes, totalmente separados dos adultos. É a festa para todos. Outras companhias garantem experiências culturais, com roteiros que dificilmente você faria sozinho.

Os cruzeiros de alto nível têm ambientes agradáveis, excelência na culinária e nos vinhos, roteiros especiais. E há também os cruzeiros para quem gosta de calma, um lugar sofisticado na biblioteca estilo inglês, menos gente no navio. Também é bom saber que até nos grandes transatlânticos, aqueles com mais de 4 mil passageiros, é possível ter um espaço diferenciado, com piscina, restaurante, bar, atendimento de concierge, elevador exclusivo para os happy few que utilizam o The Haven.

Então faça as malas e aproveite a melhor escolha. Navio ainda é o bom gasto do seu dinheiro.