A tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, será realizada na próxima segunda-feira na Catedral Basílica de Curitiba. A Arquidiocese de Curitiba, através dos 15 setores que a compõem, está preparando uma programação para celebrar a data, com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora presente.
Ao longo do dia serão celebradas missas a cada 2 horas, com início às 7 horas pelo setor Centro e Colombo e término às 21 horas pelo setor Cajuru, totalizando oito celebrações. Neste dia cada paróquia levará um pequeno punhado de terra de seu território para ser depositado num vasilhame. Da mistura desta terra será recolhida a porção que será abençoada a 20 de novembro e encaminhada ao Santuário Nacional, para ser colocada na Coroa Festiva dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida.
Desde o dia 7 de agosto a Imagem Peregrina está visitando a Arquidiocese de Curitiba, onde permanece até o dia 20 de novembro.
História — A Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no Rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Em 2017 a aparição da imagem completará 300 anos. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu 300 anos de bênçãos, com uma programação devocional e obras de fé que vão preparar para o tricentenário. 2014 marca o primeiro ano do triênio preparatório dos 300 anos.
Imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arquidioceses. Durante a peregrinação, são colhidas porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.