Já se foi o tempo em que cuidar dos cabelos, da pele e das unhas era coisa de mulher. Atualmente, esse preconceito foi vencido e os homens vêm ganhando um novo espaço na indústria da beleza e da estética. Segundo relatório da Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado de beleza masculina cresce em média 25% ao ano. De cada 10 homens, oito cuidam não apenas de sua higiene pessoal, mas também da beleza.

A procura por esses cuidados, segundo eles, vem primeiro pela influência da mãe ou da namorada. Mas depois eles continuam, por gostar dos resultados. Entre os tratamentos mais procurados estão a depilação com cera quente e a depilação a laser nas regiões do tórax, pernas e axilas. Eles também fazem as sobrancelhas, tratamentos para o rosto — como limpeza de pele — e a criolipólise, mais conhecida como lipo sem cortes. Trata-se de uma tecnologia avançada utilizada para destruir e quebrar as células de gordura através do congelamento e ação de LED vermelho que promove fotobiomodulação. É considerado o mais avançado tratamento para o combate à gordura localizada.

O cabeleleiro Wagner Torriton, de 29 anos, é muito vaidoso e adora se cuidar. Entre os tratamentos que ele realiza, estão a limpeza de pele, sobrancelhas e depilação a laser. Wagner ainda contou que, em seu salão, acaba influenciando seus clientes a fazer este tipo de tratamento e que eles gostam. Acrescentou ainda que alguns fazem até pacotes mensais, para se cuidarem no salão.

Os homens acabam por buscar esses tipos de cuidados porque conseguem um bem-estar físico e psicológico. Sentem-se mais bonitos e atraentes e assim conquistam mais virilidade, segurança e autoconfiança. Segundo a clinica Vitaclin, esses cuidados aumentaram desde 2014. O perfil dos clientes que procuram é geralmente de homens entre 25 e 55 anos, pois são os que mais se preocupam com a aparência, de uma forma geral.

Além dos cuidados estéticos em clínicas, o mercado de cosméticos masculinos vem crescendo e se expandindo. O homem moderno, em seu nécessaire, não leva mais apenas xampu, desodorante e creme de barbear. Atualmente, esses itens básicos dividem espaço com cremes de acnes e anti-idade, protetor solar, hidratante labial e corporal, sabonete liquido, perfumes e até esfoliante. Assim como o publicitário Guilherme Gerhardt, de 26 anos. Além de fazer tratamentos para calvície e pele, ele gosta de se cuidar, usando cremes para ficar sempre com a pele hidratada. Segundo ele, o que vale é se sentir bem. E concorda que o machismo atualmente vem sido deixado de lado e que pensar que tais cuidados é coisa de mulher é muito retrógrado.

SEM FRESCURA COM LUGAR DE COMPRAR
Dados da consultoria britânica Euromonitor International demonstram que as vendas de produtos voltados para a beleza masculina vão continuar crescendo.

Supermercados, farmácias e lojas de bairro são os locais preferidos para a aquisição de produtos por esses consumidores, conforme pesquisa Mintel Inspire: 81% deles compram seus produtos de higiene e cosméticos em lojas físicas, mesmo sem a existência de uma seção específica ou de estabelecimentos dedicados a esses itens.

Em entrevista a um portal de notícias do setor, Iris Ramirez, analista sênior do setor de Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel, informou que 19% deles costumam comprar produtos de beleza sempre nas mesmas lojas, contra 15% das mulheres. Ou seja, quando o assunto é ambiente de compra, os homens se declararam mais fieis que as mulheres.

Uma pesquisa encomendada pela L’Oréal apontou que 85% dos homens compram seus próprios produtos – o que indica que a aposta da comunicação visual de uma loja ou de uma seção exclusivamente masculina precisa ser planejada para atrair esse perfil de consumidor.


PREFERÊNCIAS

Uma pesquisa feita pela JWT com mil homens nos Estados Unidos e Inglaterra mostra que os cosméticos estão cada vez mais presentes na vida masculina

– 54% usam produtos para os cuidados com a pele (hidratantes e cremes para os olhos)
– 33% depilam ou removem os pelos
– 39% usam protetor para lábios
– 29% fazem manicure
– 24% investem em tratamentos faciais
– 13% depilam a sobrancelha
– 19% fazem bronzeamento artificial
– 11% usam pós-bronzeadores
– 10% aplicam corretivos
– 9% usam base