Convencer uma criança de que o presente desejado não cabe no orçamento da família não é tarefa simples e não apenas porque é difícil explicar sobre crise financeira para os pequenos, mas também porque os próprios pais e parentes se frustram por não atender ao pedido de Dia de Crianças. 

A dica é fazer dessa dificuldade uma lição positiva para toda a família. Explicar, em linguagem acessível, que o dinheiro da casa não é suficiente para comprar os presentes que estão no topo da lista, mas que existem boas opções para comemorar a data, é um bom começo, especialista em recuperação de crédito do SerasaConsumidor, Karla Longo. Mas cabe aos adultos fazer com que essa situação não seja encarada com tristeza, mas como um jogo, no qual todos sairão ganhando.
Para a especialista, o desafio da educação financeira voltada para crianças e adolescentes, pode contribuir com uma nova geração de consumidores mais conscientes. Mostrar a importância de gastar o dinheiro com boas escolhas e as consequências das compras mal planejadas é o primeiro passo para inserir o público infantil no universo da educação financeira.

Os especialistas do SerasaConsumidor organizaram algumas dicas para comemorar a data com criatividade e baixo investimento, mostrando que fazer um Dia das Crianças em tempos de crise também pode ser divertido:

1. Faça do Dia das Crianças uma data fora da rotina: ensine para as crianças jogos ao ar livre que faziam parte de suas atividades infantis. Vale pega-pega, esconde-esconde, passa anel, amarelinha etc.
2. Verifique se sua cidade oferecerá programações infantis (cinema, teatro etc.) gratuitas e leve a turminha para assistir.
3. Caso seu filho seja adepto de jogos eletrônicos, organize um campeonato entre adultos e crianças.
4. Troque os fast-foods, que normalmente agradam os pequenos, mas são caros, por um piquenique no quintal de casa ou em um parque próximo.
5. Eleja um alimento aprovado pelo paladar infantil (sorvete, brigadeiro etc.) e leve a turminha para prepará-lo sob sua supervisão. Depois convide outras crianças da família ou vizinhos para saborear o resultado.