A milenar escola de Teatro NOH, do Grupo Kanze, vai se apresentar no Guairinha, hoje e amanhã, às 20h30. O público terá oportunidade de conhecer a tradição e atualidade do teatro japonês.

O grupo, constituído por 18 atores é liderado pelo mestre Takayuki Kizuki e traz ao palco duas peças de NOH e uma de Kyogen. As peças de NOH apresentam atores mascarados, acompanhamento musical e vestes luxuosas. A primeira peça: Hagoromo ou Manto de Plumas é uma das mais representadas no Japão e no mundo e versa sobre o eterno dilema entre a desconfiança e confiança do ser humano. A segunda peça Noh: Tsuchigumo evoca a luta do Bem contra o Mal: leais guerreiros que saem à procura do Espírito da Aranha, ser maligno que ameaça o reino. Nessa encenação, merece destaque as cenas em que a Aranha tenta enlear e sufocar os guerreiros em suas poderosas teias.

A peça que entremeia as encenações de NOH, são cômicas: Kobu`Uri, narra as peripécias entre um preguiçoso e arrogante samurai e um esperto vendedor de algas. Os atores se apresentam sem máscara, com roupas bem simples e sem fundo musical. O destaque está na mímica, uma linguagem universal.