Todo mundo conhece a história do garoto que não queria crescer, do capitão com um gancho no lugar da mão e do mundo encantando onde há fadas e crocodilos. Mas de onde surgiram estes personagens que povoam a imaginação de gerações e gerações por todo o mundo? Em Peter Pan, novo filme de Joe Wright, Peter ainda não é Pan nem Gancho é Capitão, mas a Terra do Nunca já está ali e é nela que os dois se tornarão grandes amigos — antes de descobrirem suas primeiras desavenças.

Acho que Peter Pan adquiriu vida própria, da mesma maneira que Sherlock Holmes, disse o diretor Joe Wright, referindo-se ao detetive e fenômeno literário criado por Arthur Conan Doyle — que, por sinal, era amigo de James Matthew Barrie, autor de Peter Pan. Para Wright, o apelo de Peter Pan tem pouco a ver com uma relutância em crescer . Eu sempre quis crescer. Odiava a infância. Achei esse período da vida muito difícil. Fui assediado e me sentia bastante assustado boa parte do tempo. Peter Pan oferecia uma fuga de tudo isso, afirmou.

Peter Pan traz de volta aos cinemas alguns velhos conhecidos do público: além de Peter (Levi Miller) e Gancho (Garrett Hedlund), Tigrinha (Rooney Mara) e o pirata Smee (Adeel Akhtar) — uma espécie de Minion, já que está sempre procurando servir ao malvadão da vez — têm papéis de destaque. As sereias (todas com o rosto de Cara Delevigne) têm seu momento, o crocodilo dá as caras e Sininho tem uma participação relâmpago. No papel do vilão, quem entra é Barba Negra, interpretado por um Hugh Jackman de peruca, bigode e um sorriso de quem nunca se divertiu tanto.

O filme começa com uma sequência da mãe de Peter (Amanda Seyfried) abandonando o bebê na porta de um orfanato e, em seguida, algumas cenas divertidas do dia-a-dia na instituição. Logo, o protagonista começa a desconfiar que a diretora esteja vendendo crianças em troca de dinheiro.

Para tirar a prova, ele e seu melhor amigo resolvem ficar acordados durante a noite, e é aí que Peter é levado pelos piratas de Barba Negra, que caem do teto. A partir daí, Peter conhecerá a Terra do Nunca, descobrirá que pode voar, saberá por que carrega uma flauta pan — daí ganha o nome Peter Pan — e partirá numa aventura em busca do ninho secreto das fadas, ao lado de Tigrinha e Gancho.

Tudo em Peter Pan é bastante teatral – das acrobacias aéreas à fumaça colorida que sai das armas de fogo; do figurino dos índios aos hinos de punk rock entoados pelos escravos de Barba Negra. Já era de se esperar: entre outros filmes, Joe Wright é conhecido por sua adaptação nada discreta de Anna Karenina.

O filme é diversão garantida para pequenos e adolescentes, mas o público adulto, acostumado a versões como a animação de 1953 ou o filme com Robin Williams, de 1991, pode estranhar. Tem muita ação e é uma aventura infantil de alta qualidade. O filme chega aos cinemas hoje — a poucos dias do Dia das Crianças —, com cópias em 3D.

VEM MAIS
Peter Pan foi personagem em inúmeros filmes. Duas outras adaptações estão sendo realizadas. Peter and the Starcatchers também é um prólogo da história clássica, que pode ser o próximo filme do diretor Gary Ross após Jogos Vorazes. Outra versão, intitulada Pan, é produzida pelo astro Channing Tatum.


QUEM É QUEM

PETER
(Levi Miller)
Ainda bebê, ele é deixado em um orfanato. Acaba raptado por piratas e levado à Terra do Nunca. Sua vida muda quando descobre que consegue voar.

JAMES GANCHO
(Garrett Hedlund)
Escravo que trabvalha nas minas da Terra do Nunca. Sujeito meio amoral, alia-se a Peter depois que descobre o poder de voar do menino.

TIGRINHA
(Rooney Mara)
Princesa de uma tribo de nativos da Terra do Nunca. Conhece fatos que estão ligados à origem de Peter e torna-se aliada na luta contra o pirata Barba Negra.

BARBA NEGRA
(Hugh Jackman)
Pirata cruel que comanda parte da Terra do Nunca, depois de tê-la tomado à força. Tem dois segredos misteriosos — e um deles pode estar ligado a Peter.