Descubra quais cuidados tomar antes de pegar a estrada

08/10/15 às 16:33 - Atualizado às 22:53 Redação Bem Paraná
(foto: Diego Pisante/Ecovia)

O feriado prolongado por conta da Padroeira do Brasil é na segunda-feira (12). Mas mesmo assim, segundo a concessionária administradora das principais vias que levam ao litoral paranaense, cerca de 110 mil veículos já devem seguir pela BR-277, e pelas rodovias PR-407 e PR-408 a partir desta quinta-feira (8).

Por isso, é importante que os motoristas tomem algumas precações antes de seguirem viagem. Confira quais:

 - Verifique a condição dos pneus, inclusive do estepe. Se houver bolhas é sinal de que existe algum dano na estrutura, procure um profissional. Calibragem é fundamental e ela deve ser feita preferencialmente com os pneus frios. Se for viajar com o carro carregado, calibre logo que sair de casa e com a carga total, indicada no manual do veículo.

- Fique atento ao sistema de freios. No painel do veículo, ele possui uma luz de anomalia na cor vermelha. Quando ela está acesa é porque existe algum problema. Ao longo do tempo, o fluído de freio absorve água e perde sua eficiência, devendo ser revisado a cada seis meses.

- Verifique a água do radiador, conforme a recomendação do fabricante. Isto evita ficar parado no acostamento porque o carro ferveu.

- Cheque o nível de óleo antes de sair de casa ou após uma longa viagem.

- Se o carro fica sob o sol ou está parado há muito tempo é importante verificar se as palhetas não estão ressecadas.

- Confira o funcionamento das lâmpadas dianteiras e traseiras.

- Não se esqueça dos itens obrigatórios: triângulo, chave de rodas e macaco.

0 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Blogs
Ver na versão Desktop