SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma seleção favorita e uma zebra garantiram vaga na Eurocopa de 2016 nesta quinta-feira (9), após as partidas pela 9ª rodada das eliminatórias. Portugal e Irlanda do Norte venceram seus jogos e confirmaram presença com uma rodada de antecedência. A zebra do dia ficou por contra da Alemanha, que perdeu para a Irlanda e definirá seu futuro na última rodada. Inglaterra, Islândia, República Tcheca, Áustria e a anfitriã França já estavam classificadas. Pelor regulamento da competição, os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam e os oito melhores terceiros (de nove grupos) disputam vagas na repescagem.

CLASSIFICADOS — Portugal venceu a Dinamarca por 1 a 0 e garantiu a vaga antecipada no grupo I. Cristiano Ronaldo esteve em campo durante toda a partida, mas quem fez o gol português foi João Moutinho, aos 22 min do segundo tempo. A segunda classificada do grupo será definida na última rodada, no domingo (11), e pode ser Dinamarca ou Albânia. A Irlanda do Norte, líder do grupo F, venceu a lanterna Grécia por 3 a 1 e confirmou a classificação. Davis, duas vezes, e Magennis fizeram os gols dos norte-irlandeses, que pela primeira vez na história disputarão a Eurocopa. Romênia e Hungria disputarão no domingo a segunda vaga.

SURPRESA — A Alemanha adiou a classificação para a última rodada do grupo D ao perder da Irlanda por 1 a 0. Apesar da derrota, dificilmente os campeões do mundo terão dificuldade diante da Geórgia, no domingo. Aos 25 min do segundo tempo, Long recebeu lançamento direto do goleiro Rodolph e bateu na saída de Neuer. As duas vagas em disputa estão entre Alemanha, com 19 pontos, Irlanda e Polônia, ambas com 18 e que se enfrentam na última rodada. Os poloneses empataram com a Escócia por 2 a 2. Lewandowski, autor de 14 gols nas últimas cinco partidas, fez dois.