ROGÉRIO PAGNAN, THIAGO AMÂNCIO, SIDNEY GONÇALVES DO CARMO E LUCAS FERRAZ
SÃO PAULO (FOLHAPRESS) – A polícia prendeu nesta quinta-feira (8) oito suspeitos de participar das chacinas que aconteceram na Grande SP em agosto e setembro. Como o PM Fabrício Emmanuel Eleutério, 30, já estava detido desde agosto, são nove presos suspeitos de envolvimento nos crimes.
Nesta quinta, foram presos preventivamente um guarda civil municipal de Barueri e cinco PMs por causa da chacina que deixou 19 mortos nas cidades de Osasco e Barueri, na Grande SP, no dia 13 de agosto. As investigações também atribuíram a eles as mortes ocorridas a partir do dia 8, em Barueri e Itapevi, também na Grande SP.
Outros três policiais militares foram detidos pela chacina que deixou quatro mortos em Carapicuíba, no dia 19 de setembro. Eles tiveram a prisão temporária decretada – por 30 dias – por alterarem a cena do crime.
Os nomes dos suspeitos presos não foram divulgados. Um dos PMs teria sido detido em flagrante, já que os policiais da força-tarefa encontraram munição irregular em poder dele.
Balanço parcial da polícia aponta ainda que ao menos duas armas, capacetes e um celular foram apreendidos na operação desta quinta.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, a força-tarefa cumpre seis mandados de prisão e 28 de busca e apreensão em 36 lugares da Grande São Paulo. Os mandados foram expedidos pela Justiça Criminal de Osasco e pela Justiça Militar.
No total, 457 policiais participam da operação, sendo 201 policiais civis do DHPP e Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), e 256 policiais militares da Corregedoria da Polícia Militar, para a garantia da realização simultânea dos mandados judiciais.