O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse ontem acreditar ser dificil que as contas da presidenta Dilma Rousseff sejam apreciadas no Congresso Nacional ainda este ano, pois não haveria tempo hábil para cumprir todo o tramite que a análise exige. O parecer do Tribunal de Contas da União (TCU), que recomendou ontem (7) a rejeição das contas do governo, será enviado ao presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), que vai encaminhá-lo para a Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Acho que não vai ser embate rápido não, porque o trâmite é lento. Quando o TCU enviar )o parecer sobre as contas) para o Congresso ele vai primeiro para a CMO designar relator, aí vai ter o debate na comissão. Terminado o debate na comissão, vai para a mesa do Congresso, disse.
Cunha disse que, devido a quantidade de projetos trancando a pauta, as contas podem nem chegar a ser analisadas na CMO. Acho difícil apreciar na CMO ainda este ano. Estamos em outubro, com recesso daqui a 60 dias, avaliou.