Sou do tempo que ouvia os mais velhos dizerem: Caixa automática nem pensar, gasta muito combustível e ainda além da manutenção muito cara não tem quem arrume. Lembro que existia uma oficina especializada não se se na Rua Engenheiros Rebouças ou Brasilio Itiberê que recebia câmbios de toda a parte do Brasil, e se consideravam únicos, As coisas mudaram, e hoje carros acima de cinquenta mil reais que não ter a opção sem pedal esquerdo fica para traz, A Ford sentiu isso com seu e campeão de vendas Ecosport com motor menor em modelo de entrada. Posto isso, a marca revelou os detalhes da linha 2016 do Eco 1.6 com a caixa de transmissão PowerShift, já conhecida de modelos como New Fiesta, Focus e do próprio EcoSport 2.0. 

O motor 1.6 eì o mesmo Sigma TiVCTFlex, de 126/131 cv e 15,4/16,1 kgfm de torque (gasolina/etanol), capaz de oferecer consumo nota A no Conpet, programa de etiquetagem veicular do Inmetro. O valor inicial cobrado pelo 1.6 SE Direct é de 68.7 mil reais, mas apenas para vendas diretas, nas concessionárias 71,9 mil.
O novo conjunto motor-câmbio do Ford está disponível em quatro opções. A mais completa, FreeStyle Plus, chega a R$ 80,3 mil. Entre os equipamentos de série do lançamento há piloto automático, controles eletrônicos de tração e estabilidade, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, central multimídia Sync com Applink, comando de voz, controles de áudio e de telefone no volante desde a versão SE Direct, a automática mais em conta.