SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um grupo de estudantes protesta na manhã desta sexta-feira (9) na avenida Paulista, região central de São Paulo, contra a proposta da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) de reorganizar os ciclos de ensino.
Por volta das 8h30, os estudantes interditaram todas as faixas da avenida Paulista, na altura do Masp (Museu de Arte de São Paulo), no sentido Consolação. Com faixas e cartazes, os manifestantes chegaram por volta das 8h e, aos poucos, foram ocupando as faixas da avenida.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), os motoristas que trafegam em direção à Consolação desviam pela ruas Itapeva e Carlos Comenale para retornar mais à frente do Masp.
Este é o segundo protesto que acontece esta semana na avenida Paulista contra a medida do governo paulista. Na terça (6), cerca de 500 estudantes do ensino fundamental e médio realizaram ato na avenida -grande parte dos alunos estudava na escola Caetano de Campos, que fica na Aclimação, região central de São Paulo.
O objetivo do governo paulista é que a maioria das unidades ofereça classes de apenas um dos três ciclos do ensino básico -anos iniciais (1º ao 5º) e finais (6º ao 9º) do ensino fundamental e ensino médio. Atualmente, cerca de um terço das escolas estaduais funciona assim. Com a mudança, uma região com três escolas para alunos de todas as séries terá uma unidade para cada etapa.
O secretário da Educação, Herman Voorwald, estima que o plano vai afetar até mil escolas e entre 1 milhão e 2 milhões de alunos. A rede tem 5.108 escolas e 3,8 milhões de alunos. A mudança deve ocorrer já a partir do ano que vem.