SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um grupo de estudantes protesta nesta sexta-feira (9) pelas ruas do centro de São Paulo contra a proposta da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) de reorganizar os ciclos de ensino. A Polícia Militar informou que um homem foi detido e encaminhado para o 78° DP (Jardins).
Os estudantes interditaram todas as faixas da avenida Paulista, na altura do Masp (Museu de Arte de São Paulo), no sentido Consolação, por volta das 8h30, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Às 10h10, uma parte dos manifestantes começou a caminhar em direção à praça da República, onde fica a sede da Secretaria do Estado da Educação. A secretaria está cercada por PMs. Os demais manifestantes marcharam para a praça 14 Bis, no Bixiga. A CET não soube informar para onde esse grupo se dirige.
Este é o segundo protesto que acontece esta semana na avenida Paulista contra a medida do governo paulista. Na terça (6), cerca de 500 estudantes do ensino fundamental e médio realizaram ato na avenida –grande parte dos alunos estudava na escola Caetano de Campos, que fica na Aclimação, região central de São Paulo.
O objetivo do governo paulista é que a maioria das unidades ofereça classes de apenas um dos três ciclos do ensino básico -anos iniciais (1º ao 5º) e finais (6º ao 9º) do ensino fundamental e ensino médio. Atualmente, cerca de um terço das escolas estaduais funciona assim. Com a mudança, uma região com três escolas para alunos de todas as séries terá uma unidade para cada etapa.
O secretário da Educação, Herman Voorwald, estima que o plano vai afetar até mil escolas e entre 1 milhão e 2 milhões de alunos. A rede tem 5.108 escolas e 3,8 milhões de alunos. A mudança deve ocorrer já a partir do ano que vem.