SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os dirigentes da Primeira Liga, torneio que será realizado com clubes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas e Rio, afirmam que ganharam o aval da CBF e já tem data marcada para começar a competição.

O CEO da Primeira Liga, Alexandre Kalil, ex-presidente do Atlético-MG, já negocia para fechar com a Globo a transmissão do campeonato. Esporte Interativo, ESPN e Record também manifestaram interesse, mas a emissora que já detém os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro deve ficar com a nova competição, segundo a reportagem apurou.

Com 12 clubes, o torneio terá apenas cinco datas e início em fevereiro do ano que vem, depois das férias dos jogadores e da pré-temporada dos clubes. A previsão é de que vá até abril, sem conflito de datas com Estaduais e nem a Copa do Brasil.

Pelo ranking da CBF, critério que vai incluir os participantes no torneio, Flamengo, Fluminense, Internacional, Grêmio, Atlético-PR, Coritiba, Cruzeiro, Atlético-MG, América-MG, Chapecoense, Avaí e Figueirense estarão na primeira edição. “A gente faria o campeonato de qualquer forma. Mas o presidente Marco Polo Del Nero deu o aval. Será um campeonato muito interessante, inclusive do ponto de vista comercial”, afirmou Delfim Peixoto, presidente da federação catarinense, que apoia o grupo e fez parte da criação.

Alexandre Kalil, em entrevista para a Folha de S.Paulo, afirmou que a Primeira Liga é um embrião de uma liga nacional, com a presença dos clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.