Pouco depois de assumir o Governo do Paraná nesta sexta-feira (9), por conta da viagem do governador Beto Richa e da vice Cida Borghetti, o governador em exercício, Ademar Traiano, começou a tomar providências administrativas. Pela manhã, determinou que a Defesa Civil reforce o socorro aos municípios de Borrazópolis, Ipiranga e demais localidades atingidas por fortes temporais, ventos e chuva de granizo na madrugada.

Traiano conversou por telefone com o prefeito de Borrazópolis, Adilson Luchetti, e o de Ipiranga, Roger Selski, e recebeu um relato dos estragos feitos pelos vendavais que atingiram as cidades. Em Borrazópolis o temporal danificou casas e derrubou árvores, postes e torres de transmissão de energia elétrica. Em Ipiranga, cidade próxima de Ponta Grossa, teve 2 mil casas destelhadas. E, atualmente, 7 mil pessoas estão desabrigadas.

Traiano determinou a mobilização da Defesa Civil e do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar). E garantiu aos prefeitos apoio para reparar os danos e minimizar o sofrimento das populações atingidas.