Um roteiro turístico elaborado exclusivamente para as crianças, com informações e opções de entretenimento em Curitiba, para que elas possam curtir, aprender e brincar. Essa é a ideia do Curta Curitiba com as Crianças, roteiro lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira (9), no mirante da Torre Panorâmica, um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba.

O itinerário é composto por 16 pontos turísticos com infraestrutura para que o público infantil e seus familiares possam se divertir, independentemente de serem visitantes ou residentes em Curitiba. Um dos objetivos é contribuir para a formação continuada das crianças proporcionando a possibilidade de assimilar conhecimentos dos locais visitados de forma prazerosa e lúdica, através da observação e da interatividade.

Muitas vezes o próprio morador da cidade não tem incentivo para conhecer os pontos turísticos de Curitiba e a criação do roteiro incentiva as crianças. Também é uma oportunidade para os pais curtirem a cidade com seus filhos e para mostrar aos visitantes que Curitiba tem muitas opções que vão além dos pontos tradicionais, disse o prefeito Gustavo Fruet.

Para a elaboração do roteiro foram escolhidos pontos com atividades culturais, artísticas, intelectuais, e que estimulem a imaginação e a criatividade, bem como o convívio social das crianças. O roteiro tem a proposta de fazer com que a criança tenha experiências positivas que contribuam com a sua formação. Cada atrativo foi cuidadosamente avaliado para que possa oferecer diversão e momentos de lazer às crianças e, ao mesmo tempo, ser um instrumento de apoio à educação. Queremos despertar na criança a vontade de conhecer e aprender. Pois quem conhece, cuida, e quem cuida tem muito prazer em divulgar, explicou o presidente do presidente do Instituto Municipal de Turismo (Ctur), Caique Ferante.

Aproximadamente 30 crianças do 3ª ano da Escola Municipal Prefeito Linneu Ferreira do Amaral foram convidadas especialmente para o evento. A aluna Drielle Louise Silva, de 8 anos, leu uma redação desenvolvida por toda a turma sobre a importância de Curitiba desenvolver um roteiro infantil.

O projeto Curta Curitiba com as Crianças foi idealizado pelo Ctur, que também trabalhou a ideia de valorizar ainda mais o turismo de lazer em Curitiba, já que o turismo de negócios está consolidado na cidade. Segundo dados da CCVB, 42% dos turistas que vieram para Curitiba no último ano, vieram a lazer.

O turismo de lazer engloba o público familiar e é importante incluir temas voltados às crianças. O turismo deve ser sempre inclusivo, deve ser pensado para todas as pessoas, de todas as idades, ressaltou a diretora de Turismo do Ctur, Cristiane Santos.

O turismo é sem dúvida um dos fatores de desenvolvimento da cidade. Curitiba, pelo seu perfil, é uma cidade prestadora de serviço, comentou Fruet.

Projeto

O roteiro infantil nasceu da premissa em atender à demanda frequente nos Pontos de Informações Turísticas (PITs) e Disque Turismo por locais onde é possível ir com crianças em Curitiba e não somente em períodos de férias escolares.

Para atender a essa demanda foram escolhidos 16 locais administrados pelos poderes municipal, estadual ou entidades sem fins lucrativos que tenham equipamentos destinados a atender o público infantil. Um folder contendo um breve descritivo dos pontos turísticos com as atividades oferecidas às crianças também foi desenvolvido.

Nesta primeira edição do roteiro infantil foram escolhidos o Bosque Alemão, Gibiteca, Parque São Lourenço, Museu Oscar Niemeyer, Passeio Público, Jardim Botânico, Planetário Digital, Bosque Reinhard Maack, Zoológico, Teatro Dr. Botica, Bondinho da Rua XV, Biblioteca do Paraná, Teatro do Piá, Torre Panorâmica, Parque Barigui e Museu da Vida.

Os folders do projeto Curta Curitiba com as crianças têm tiragem de 15 mil exemplares e serão disponibilizados nos sete PITs em funcionamento na capital: CTur, Rua 24 Horas, Torre Panorâmica, Aeroporto Afonso Pena, Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (ACISF), e nos estádios Couto Pereira e Arena da Baixada.

Nem todos os pontos turísticos destacados no roteiro são gratuitos.