THIAGO AMÂNCIO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta sexta (9) que vai estudar se a proposta do Ministério Público de fechar a avenida Paulista para carros apenas parcialmente aos domingos coloca em risco a segurança dos pedestres e ciclistas que circularem pelo local
Nesta quinta (8), a Promotoria recomendou à prefeitura deixar uma faixa da avenida aberta para carros em cada sentido, além de duas ou mais transversais que permitam o cruzamento da via. A prefeitura defende o fechamento total.
De acordo com o prefeito, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai analisar se a proposta causa ou não insegurança.
“Pode não ser seguro. Pode ser bom para o veículo, mas ruim para o cidadão. Se não for seguro, nós vamos levar ao conhecimento do Ministério Público que isso vai trazer insegurança”, afirmou. “Qual a vantagem de ter uma faixa diante da desvantagem da segurança? Nós vamos analisar”
A Promotoria defende que sejam feitos testes e audiência públicas por pelo menos quatro meses.
Haddad voltou a afirmar que pode fazer novas audiências, se for preciso, mas questionou abrangência delas. “O número de pessoas que comparecem, por mais barulho que você faça, é sempre muito limitado”, disse.
“Nós estamos tentando evitar a judicialização, como aconteceu com as ciclovias, como aconteceu com a redução de velocidade, como aconteceu com a faixa de ônibus. Não precisa judicializar tudo. Mesmo porque a prefeitura tem se dado bem nesse sentido”, completou o prefeito.