FÁBIO MONTEIRO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – De olho na retomada dos investimentos para infraestrutura, o governo brasileiro deve lançar em breve uma nova debênture (títulos de crédito emitidos para captar recursos) para projetos de estradas, rodovias, portos e aeroportos.
O novo mecanismo de financiamento conta com o apoio do Banco Mundial, que vai apoiar o projeto com recursos adicionais de até US$ 500 milhões. Segundo a Fazenda, a ideia é aumentar o financiamento para concessões do PIL (Programa de Investimentos em Logística).
“Esperamos que esta solução de mercado desenvolvida pelo Banco Mundial possa ajudar a atrair financiamento do setor privado para a nossa área de infraestrutura e também alavancar o financiamento proveniente de outras fontes, como nosso banco nacional de desenvolvimento”, disse em nota o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
“Desenvolver inovações financeiras é apenas uma das iniciativas dentro de um esforço mais amplo que inclui, ainda, aumentar a segurança jurídica dos investidores, aprimorar a qualidade do projeto e reduzir as barreiras à participação de novos empreendedores nos leilões de concessão”, afirmou.
A expectativa do governo é botar em prática o novo modelo nos próximos meses, mas ainda não há uma data definida.