O Governo do Estado vai enviar neste sábado (10) o hospital de campanha da Secretaria da Saúde para atender a população do município de Ipiranga, na região dos Campos Gerais. A medida foi determinada pelo governador em exercício Ademar Traiano nesta sexta-feira (9), visto que toda a estrutura de saúde do município foi danificada por conta das fortes chuvas. O prefeito Roger  Selski reuniu-se nesta sexta com Traiano no Palácio Iguaçu.

Traiano autorizou ainda o repasse emergencial de R$ 500 mil para a Prefeitura comprar medicamentos, insumos e outros equipamentos necessários para garantir o atendimento de saúde na cidade. Estamos deslocando equipes para Ipiranga e vamos colocar toda nossa estrutura de governo para apoiar o município neste momento crítico, destacou o governador em exercício.

Segundo informações da Prefeitura, o hospital municipal teve que ser interditado nesta sexta-feira. O telhado do local foi inteiramente destruído, alagando enfermarias, centro cirúrgico e demais setores do hospital. As unidades de saúde da cidade também foram atingidas e suspenderam o atendimento.

Oito pacientes tiveram que ser transferidos para hospitais de referência em Ponta Grossa e passam bem. Toda a logística de deslocamento foi organizada pela 3ª Regional de Saúde. Quatro ambulâncias estão à disposição do município para realizar o trabalho.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, os recursos emergenciais serão repassados para auxiliar o município na reestruturação da retaguarda de atendimento. São R$ 500 mil para compra de medicamentos e outros itens essenciais para abastecer o hospital de campanha e tentar restabelecer o atendimento nas demais unidades, explicou.

Caputo Neto afirmou ainda que a equipe do transporte aeromédico ficará de plantão durante todo o feriado para atender qualquer emergência. A equipe da 3ª Regional de Saúde também se deslocará ao município para dar apoio técnico à secretaria municipal de saúde.

O hospital de campanha do governo estadual, com capacidade de 15 leitos, pode prestar atendimentos básicos de saúde, além de estabilizar pacientes em situação crítica. A estrutura será instalada já neste sábado pela manhã.