RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O juiz Marcelo Martins da Silva, da 7ª Vara de Fazenda Pública do Rio aceitou denúncia contra o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame por improbidade administrativa.
Beltrame é apontado como responsável -junto com mais quatro réus- de adquirir veículos superfaturados para a frota da Polícia Militar. A informação foi publicada na tarde desta sexta (9) pelo site da revista “Veja”. Beltrame negou as acusações, em nota.
A ação civil da Promotoria do Rio apura irregularidades na contratação da empresa Julio Simões pelo governo do Rio, através da secretaria de Segurança. A empresa forneceu veículos para a frota da PM e ainda cuidava da manutenção dos carros.
O pedido do Ministério Público ainda pedia a indisponibilidade de bens do secretário e dos outros réus, mas a medida não foi aceita pelo juiz.
“Carros de polícia são mais do que um simples carro. Além de carregar equipamentos específicos, estes carros têm uma função primordial que é muitas vezes esquecida pelo senso comum. Carro de polícia é também equipamento de segurança para o policial. Numa situação de confronto, de perseguição, de abordagem é a vida do profissional que está em jogo e o uso do carro faz parte do contexto do risco. O Estado brasileiro, e principalmente o Rio de Janeiro, sempre tratou a questão da segurança do trabalho do policial com desleixo, como se fosse o menos importante. Se quisermos profissionalismo e correção na polícia, o carro -e todo o resto- tem de estar funcionando nas condições adequadas ao exercício da profissão”, explicou o secretário Beltrame, em nota.
Atualmente, parte dos carros adquiridos estão abandonados em um terreno ao lado do Centro de Formação de Praças da PM, na zona oeste da cidade.