Ao menos 30 pessoas morreram e outras 126 ficaram feridas em uma atentado à bomba cometido neste sábado (9) nos arredores da estação central de trem em Ancara, capital da Turquia. Duas explosões ocorreram por volta das 7h GMT (4h de Brasília) logo no início da manifestação “Paz, Trabalho e Democracia”, convocada por sindicatos e grupos da sociedade civil.

O governo turco classificou o ataque como um atentado terrorista e investiga se as explosões foram provocadas por homens-bomba. O primeiro-ministro Ahmet Davutoglu convocou uma reunião de emergência com os chefes das agências policiais e de inteligência e outros altos funcionários para apurar o ataque, informou seu escritório.

O Ministério do Interior condenou o ataque por meio de nota. Segundo o primeiro-ministro, o atentado teve como alvo a democracia e a paz na Turquia. A manifestação de hoje, na qual eram esperados milhares de participantes, também tinha como objetivo protestar contra a escalada da violência nas regiões curdas da Turquia. Desde a ruptura do cessar-fogo entre a guerrilha curda do Partido dos Trabalhadores de Curdistão (PKK, sigla em curdo) e o exército turco, centenas de pessoas morreram em vários ataques, atentados e enfrentamentos.