SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Na celebração dos 70 anos do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte -marcada por um ostensivo desfile militar- o líder Kim Jong-un afirmou em discurso que o seu país está pronto para enfrentar qualquer guerra travada pelos Estados Unidos.
Milhares de tropas em formação acompanharam o discurso proferido no centro na capital Pyongyang, na praça Kim Il Sung. O primeiro corpo de soldados estava vestido no estilo da força revolucionária que lutou contra o Japão na Segunda Guerra Mundial. Durante o desfile, também foi exibida, entre as armas do partido, uma bateria de mísseis balísticos intercontinentais.
O jovem líder estava acompanhado do oficial chinês Liu Yunshan, do Partido Comunista, de militares e de outros membros do partido norte-coreano.
“O potencial bélico do partido significa que estamos prontos para lutar contra qualquer guerra travada pelos imperialistas dos Estados Unidos”, afirmou Kim em um tom notadamente mais forte do que em aparições públicas anteriores.
Ele ainda louvou líderes norte-coreanos do passado e o poder atual do Partido dos Trabalhadores.
Kim, porém, não fez nenhuma menção direta ao programa nuclear do país, provavelmente em um gesto diplomático conciliatório com a China, que sediou conversações (inclusive com os Estados Unidos) sobre a concessão de incentivos econômicos a Pyongyang em troca da demolição de suas ambições atômicas.
Na última quarta-feira (7), um membro do alto escalão militar do Estados Unidos afirmou que o governo de Washington acredita que a Coreia do Norte tem capacidade para lançar uma arma nuclear contra seu território. Ele também afirmou que os EUA estão prontos para responder qualquer ataque.