SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ao menos 86 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas em explosões simultâneas cometidas neste sábado (9) nos arredores da estação central de trem em Ancara, capital da Turquia, segundo o Ministro da Saúde turco.
Duas explosões ocorreram por volta das 7h GMT (4h de Brasília) logo no início da manifestação Paz, Trabalho e Democracia, convocada por sindicatos e grupos da sociedade civil.
O governo turco classificou o ataque como um atentado terrorista. De acordo com o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu, há evidências fortes de que as explosões tenham sido provocadas por homens-bomba.
Davutoglu convocou uma reunião de emergência com os chefes das agências policiais e de inteligência e outros altos funcionários para apurar o ataque, informou seu escritório.
Ele também declarou três dias de luto nacional devido ao ataque, que é o mais mortal da história turca.
O Ministério do Interior condenou o ataque por meio de nota. Segundo o primeiro-ministro, o atentado teve como alvo a democracia e a paz na Turquia.
A manifestação de hoje, na qual eram esperados milhares de participantes, também tinha como objetivo protestar contra a escalada da violência nas regiões curdas da Turquia.
Desde a ruptura do cessar-fogo entre a guerrilha curda do Partido dos Trabalhadores de Curdistão (PKK, sigla em curdo) e o exército turco, centenas de pessoas morreram em vários ataques, atentados e enfrentamentos.