Prestar a segurança e atendimento a população. Essa é a atribuição da Delegacia do Aeroporto Internacional Afonso Pena, de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, além de dar apoio jurídico aos passageiros que estão chegando ou partindo de viagem. A unidade conta com uma equipe policial diária, onde o atendimento é realizado a qualquer pessoa que estiver no interior do aeroporto e que de alguma forma, necessite do apoio da polícia preventiva.

De acordo com o delegado titular da Delegacia do Aeroporto, Amadeu Trevisan de Araújo, a unidade atende um público bem específico, realizando atividades como elaboração de Boletins de Ocorrência (BOs), atendimento preliminar e encaminhamento em casos de prisão em flagrante, além de orientações aos passageiros, lojistas, e funcionários que frequentam o local.

A delegacia atende um público peculiar, o usuário chega de viagem estressado com um fuso horário diferenciado e em alguns casos, acaba perdendo seus documentos e malas. Em outras situações, as pessoas também são furtadas dentro do próprio aeroporto e precisam de uma orientação, explica Trevisan.

A delegacia do Aeroporto, também auxilia na expedição de documentos necessários para o embarque, além de dar apoio as Polícias Federal e Militar, quando solicitado.

Todos os policiais da unidade são bilingues, o que facilita a comunicação com os estrangeiros durante o processo de atendimento. A delegacia também conta, com uma investigadora para atender mulheres durante uma eventual revista, ou crime sexual; e com três delegados que trabalham em sistema de rodízio.

Os inquéritos são todos instaurados na Delegacia do Aeroporto e as investigações dão prosseguimento na delegacia central de São José dos Pinhais.

A unidade agora tem um novo espaço no Aeroporto, fazendo com que a delegacia tenha mais visibilidade. Anteriormente não tínhamos um local visível, e muitas pessoas se deslocavam até a sede da Delegacia de São José dos Pinhais, para elaborar um BO, ou qualquer outro procedimento, relata o delegado-chefe da Divisão de Polícia Metropolitana (DPMetro), Hamilton Cordeiro da Paz.

Paz explica ainda, que em casos de prisão, o detido é encaminhado diretamente para a delegacia central de São José dos Pinhais e lembra que a delegacia do Aeroporto é uma unidade administrativa.

Segundo Trevisan, a unidade trabalha com uma equipe de investigadores fixa no local, sem a necessidade de diligência externa, nosso objetivo é que a delegacia seja referência para policiais de outros estados, e nós estamos trabalhando para isso, finaliza.