A chuva que atingiu o Paraná nos últimos dias já diminuiu, mas os moradores de pelo menos 19 cidades do estado ainda enfrentam dificuldades. São mais de 11.500 pessoas afetadas até agora, conforme a Defesa Civil estadual, sendo que dez ainda não conseguiram voltar para casa. Há ainda mais de 2.800 residências danificadas.
O pior cenário é o do município de Ipiranga, nos campos gerais, que decretou situação de calamidade pública. Por lá, são mais de sete mil moradores atingidos e quase 1.800 imóveis comprometidos pela água e o granizo, com prejuízos estimados em R$ 35 milhões.
O tenente Aleixo, do Corpo de Bombeiros, conta que aproximadamente 70% das casas da cidade estão com problemas, assim como alguns prédios públicos, como o hospital da cidade que precisou ser interditado.

A situação em Ipiranga só não é pior porque as cidades da região têm ajudado. Os municípios arrecadam e encaminham doações aos moradores, que ainda se recuperam do susto. De acordo com o tenente Pedro Rocha de Faria, do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, as prioridades são alimentos não perecíveis, além de produtos de higiene e de dormitório, como colchões, cobertores e travesseiros.

Depois de Ipiranga, a cidade com mais problemas por causa dos temporais é Cascavel, no oeste. São 1.600 moradores afetados e 410 casas danificadas, mas não há desabrigados no município.