GUSTAVO URIBE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O governo federal pretende pedir ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), que convoque para quarta-feira (14) sessão conjunta do Congresso Nacional para votação dos vetos presidenciais.
Em reunião com líderes da base aliada, o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, recebeu o diagnóstico dos deputados federais de que o ambiente na Câmara dos Deputados melhorou e de que havia apoio suficiente para manter os vetos presidenciais.
No encontro, segundo relatos, o ministro afirmou que conversará com o presidente do Senado Federal para convocar uma sessão do Congresso Nacional para quarta-feira (14). Se derrubados, os vetos presidenciais podem ter um impacto de R$ 63,2 bilhões para os cofres públicos até 2019.
Na semana passada, o Palácio do Planalto sofreu três derrotas ao tentar votar as matérias, sendo que duas sessões foram esvaziadas e a outra foi inviabilizada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Em reunião com auxiliares e aliados, o presidente do Senado federal chegou a dizer que não convocaria nova reunião sem ter a certeza de que haveria quórum suficiente para a votação.
De acordo com o regimento comum do Congresso, as sessões conjuntas são convocadas na terceira semana de cada mês.
No encontro, os líderes da base aliada avaliaram que trouxe um “alívio” para o governo federal a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de suspender o rito estabelecido pelo presidente da Câmara dos Deputados para o andamento de um eventual processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.