SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O comércio varejista registrou o pior resultado dos últimos seis anos para o Dia das Crianças. As consultas para venda a prazo realizadas na semana anterior ao feriado, entre os dias 5 e 11 de outubro, caíram 8,95% em relação ao mesmo período do ano passado, informa a pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). É o segundo ano de queda. No ano passado, o volume de vendas tinha caído 1,50% em relação a 2013. Com isso, o recuo acumulado nos últimos dois anos já chega a 10,32%. O resultado é considerado uma tendência para as vendas do final de ano por ser a última data comemorativa antes do Natal. O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, diz que o resultado é consequência da redução do poder de compra devido à dificuldade de acesso ao crédito, ao juro mais elevado e à inflação alta. “Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas, por isso optaram por presentes mais baratos e pelo pagamento à vista”, diz Pinheiro. Segundo a pesquisa, as consultas para vendas a prazo repetiram o comportamento de baixa das demais datas comemorativas deste ano: a queda nas intenções de vendas parceladas também se repetiu no resultado do Dia dos Namorados (-7,82%), Páscoa (-4,93%), Dia das Mães (-0,59%) e Dia dos Pais (-11,21%). Os presentes preferidos pelos consumidores para presentear as crianças teriam sido bonecas e bonecos, roupas, aviões, carrinhos de brinquedo e jogos educativos, de acordo com o levantamento. O cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC e tem abrangência nacional.