Deputados do Paraná participam da mobilização hoje em Brasília para cobrar do Congresso Nacional a aprovação da PEC que transfere aos legislativos prerrogativa para legislar sobre temas que hoje são de competência da União. O deputado Ademir Bier (PMDB), 2º secretário da Assembleia Legislativa, destaca a importância da PEC lembrando que a proposta fortalece os Legislativos estaduais, dando melhores condições para atuarem frente aos problemas específicos de suas regiões.

Divisão do bolo
Bier acredita que se os Legislativos estaduais tiverem maior protagonismo nas discussões em torno da divisão das receitas teremos um processo menos burocratizado, fazendo com que os municípios sejam realmente beneficiados. Hoje há uma grande dissonância em relação à arrecadação da União, dos estados e municípios, observou. Na opinião do deputado, somente as Assembleias, com autonomia, terão condições de estabelecer um novo processo de divisão das receitas.

Escala técnica
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) rebateu hoje os questionamentos da bancada de oposição à viagem do governador Beto Richa (PSDB) ao exterior. O líder da oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), apresentou requerimento pedindo informações sobre a viagem. O pedido foi feito com base em reportagem de hoje do jornal Folha de São Paulo segundo a qual Richa e sua comitiva teria passado o final de semana em Paris, França, sem compromissos oficiais. O governo alegou que Richa permaneceu na capital francesa em escala técnica a espera de vôo para a China marcada para partir na manhã de segunda-feira.

Fuxico
Fico surpreso que uma escala de 18 horas em Paris suscite tanto interesse da oposição. Por falta de tema melhor o líder a oposição, deputado Tadeu Veneri ficou 20 minutos fazendo comentários de fuxicos sobre uma escala que o governador e comitiva fizeram em Paris. Na verdade o que foi feito foi uma escala técnica para troca de voo. Paris é uma cidade, para quem gosta e conhece, de se ficar por oito, dez dias. Ninguém vai ficar 18 horas em Paris, disse Romanelli. O líder governista também afirmou que as viagens de atração de investimentos feitas pelo governador a outros países já resultaram em R$ 5,7 bi em novos negócios no Paraná. Para Romanelli, a crítica dos oposicionistas seria um mero fuxico com o objetivo desgastar a imagem do governador.

Multados
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) multou, em R$ 725,48, José Renato Strapasson e Izabete Cristina Pavin, que ocuparam o cargo de prefeito de Colombo (Região Metropolitana de Curitiba) no ano de 2013. O motivo foi o atraso de 71 dias na alimentação dos dados sobre a administração municipal relativos ao sexto bimestre de 2012 no Sistema de Informações Municipais-Acompanhamento Mensal (SIM-AM) do Tribunal.

Atraso
No primeiro bimestre de 2013 – quando vigorava o prazo para o envio dos dados relativos a novembro e dezembro do ano anterior – ambos ocuparam o cargo: Strapasson até 22 de fevereiro e Izabete a partir de 23 de fevereiro. As contas de 2012 do Município, de responsabilidade do ex-prefeito José Antônio Camargo (gestão 2009-2012), receberam do TCE parecer prévio pela regularidade.