A seleção brasileira venceu por 3 a 1 a Venezuel, nesta terça-feira (dia 13) à noite, pela segunda rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. A partida foi na Arena Castelão, em Fortaleza. Com o resultado, o Brasil ficou em 5º lugar, com três pontos, atrás do Uruguai (6), Equador (6), Chile (4) e Paraguai (4).

Os quatro primeiros das Eliminatórias da América do Sul garantem vaga direto na Copa do Mundo. O quinto colocado disputa um playoff com o campeão da Oceania.

O Brasil volta a campo em 13 de novembro, contra a Argentina, na Argentina, pela terceira rodada das Eliminatórias.

Nessa segunda passagem pela seleção, o técnico Dunga soma agora 15 vitórias, um empate e duas derrotas.

Nos 23 confrontos entre as duas seleções, o Brasil venceu 20 vezes e empatou duas. A Venezuela só venceu uma vez.

A seleção teve quatro mudanças em relação ao último jogo. Entraram o goleiro Alisson, o zagueiro Marquinhos, o lateral-esquerdo Filipe Luís e o atacante Ricardo Oliveira. Com isso, foram para o banco Jefferson, Marcelo e Hulk. O zagueiro David Luiz não jogou por lesão.

A seleção do técnico Dunga não teve grande atuação. Jogou “para o gasto” e venceu com certa facilidade, principalmente pela fragilidade do adversário.

O Brasil manteve o esquema tático 4-2-3-1 da última partida, com Willian e Douglas Costas pelos lados do campo — e Oscar centralizado.

Já no primeiro lance do jogo saiu gol do Brasil. Com 30 segundos de jogo. Luiz Gustavo roubou a bola no ataque e tocou para Willian, que soltou a bomba.

A seleção de Dunga controlou o jogo no primeiro tempo, com 65% de posse de bola, 7 finalizações e 94% de precisão nos passes.

E Willian fez 2 a 0 aos 41 minutos, em boa jogada de Filipe Luís e corta-luz de Oscar. Willian soma agora 6 gols em 30 jogos com a seleção.

A Venezuela levou algum perigo nas bolas altas, mas mostrou ser um time com fragilidades na defesa, no meio e no ataque.

No segundo tempo, o Brasil seguiu dominando e atacando mais. A Venezuela, porém, era perigosa na bolas altas. Aos 3 e aos 13, Alisson defendeu duas finalizações de cabeça — ambas após escanteios. Aos 18, o gol da Venezuela. Depois do escanteio, Vizcarrondo desviou na primeira trave e Santos completou na segunda trave.

Aos 19 minutos, Dunga tirou Oscar e colocou o meia Lucas Lima. O Brasil ganhou criatividade no meio-campo. Aos 29, o terceiro gol do Brasil. Douglas Costa cruzou da esquerda. Ricardo Oliveira cabeceou no canto. Foi o quinto gol dele em 15 jogos pela seleção.

Aos 30 minutos, Dunga tirou Douglas Costa e colocou Kaká, que fez seu 89º jogo pela seleção. Aos 35, foi a vez de Hulk entrar no lugar de Ricardo Oliveira.

BRASIL 3 x 1 VENEZUELA
Brasil: Alisson; Dani Alves, Miranda, Marquinhos e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Willian, Oscar (Lucas Lima) e Douglas Costa (Kaká); Ricardo Oliveira (Hulk). Técnico: Dunga
Venezuela: Baroja; Rosales, Vizcarrondo, Amorebieta e Cichero; Guerra (Murillo), Rincón, Seijas, Vargas (Figuera) e Santos; Rondón. Técnico: Noel Sanvicente.
Gols: Willian (1-1º e 41-1º), Santos (19-2º), Ricardo Oliveira (29-2º),
Cartões amarelos: Vizcarrondo, Rosales (V). Douglas Costa (B)
Árbitro: Dario Ubriaco (URU)
Público: 38.970 pagantes
Renda: R$ 2.722,220,00
Local: Arena Castelão, em Fortaleza

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Gol do Brasil. Com 30 segundos de jogo. Luiz Gustavo rouba a bola no ataque e toca para Willian, que solta a bomba.
12 – Bela jogada do Brasil. Filipe Luís cruza rasteiro. Ricardo Oliveira bate de primeira. O goleiro espalma.
41 – Gol do Brasil. Filipe Luís cruza rasteiro. Oscar faz o corta-luz e Willian sai na cara do gol. Ele chuta forte e marca.

Segundo tempo
3 – Escanteio para a Venezuela. Santos cabeceia no centro do gol. Alisson defende.
7 – Douglas Costa tenta o cruzamento e a bola bate no travessão. Na sequência, Luiz Gustavo chute de fora da área. A bola passa perto.
11 – Oscar chuta forte de fora da área. O goleiro espalma para escanteio.
13 – Escanteio para a Venezuela. Cabeceio no centro do gol. Alisson defende.
18 – Gol da Venezuela. Depois do escanteio, Vizcarrondo desvia na primeira trave e Santos completa na segunda trave.
29 – Gol do Brasil. Douglas Costa cruza da esquerda. Ricardo Oliveira cabeceia no canto.