Curitiba recebe até este sábado (17) o VII Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down, no Centro de Eventos Unimed. O congresso tem apoio do Governo do Estado e aborda assuntos na área de saúde, educação, direito e família da pessoa com Síndrome de Down.

Vamos ampliar as discussões em torno do tema. Queremos que a pessoa com Síndrome de Down viva plenamente e não seja tratada de forma preconceituosa, disse o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz, na abertura do evento, nesta quinta-feira (15).

O secretário Especial de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, também participou da abertura e reconheceu a importância de o Paraná sediar o encontro. Receber um evento como esse em nosso Estado é importante para trocarmos experiências e ter apoios até mesmo internacionais, por ser um congresso ibero-americano, que vão favorecer a qualidade dos serviços específicos para esse público, ressaltou Arns.

A Secretaria de Estado da Saúde tem programas voltados às pessoas com deficiência, que também contempla a Síndrome de Down, desde o nascimento até a vida adulta.

CONGRESSO – O evento visa incentivar a inclusão das pessoas com Síndrome de Down. O Paraná derruba essa barreira cada vez mais, a prova disso é a quantidade de pessoas que conseguimos reunir aqui. Quem está presente acredita na causa e tem vontade de ajudar a fazer isso mudar, afirma a presidente do Congresso, Noêmia da Silva Cavalheiro.

A fisioterapeuta Silmara Holzmann é mãe de Julia, que tem Síndrome de Down. Silmara considera enriquecedor participar do encontro. Os temas são abrangentes e direcionados a todas as faixas etárias da pessoa com Síndrome de Down. Agora, minha filha está no momento de ir pra escola, vou aprender e acompanhar cada etapa do seu crescimento, conta Silmara.

Ariadne Gama das Neves veio de Manaus para participar do Congresso e adquirir conhecimentos que auxiliem na educação do filho com Síndrome de Down. Tive uma barreira de aceitação muito grande no início da minha gestação, até o primeiro ano de vida do meu filho. Participar do evento serve de estímulo, disse Ariadne.