O zagueiro Henrique, revelado nas categorias de base do Coritiba, entrou para o time dos piores companheiros de Lionel Messi. A seleção foi feita pelo site inglês Squawka, considerando todos os atletas que atuaram com o craque argentino nos últimos 11 anos no Barcelona.

Henrique, 29 anos e hoje no Napoli (Itália), foi comprado pelo Barcelona em 2008 por 5,6 milhões de euros — hoje o equivalente a R$ 24 milhões. Não foi um grande valor para um clube desse tamanho, mas a contratação virou um grande desperdício já que ele não disputou nenhuma partida oficial, escreveu o Squawka. O zagueiro jogou junto com Messi em treinos e amistosos de pré-temporada, mas foi emprestado ao Bayer Leverkusen, Racing Santander e Palmeiras antes do seu contrato terminar em 2012, completou o site inglês.

Revelado na base do Coritiba, Henrique ficou no clube paranaense até 2007, quando foi vendido por 1,5 milhão de euros (o equivalente a R$ 6,6 milhões hoje) para a empresa Traffic. Disputou seis jogos pela seleção brasileira – inclusive uma partida na Copa do Mundo de 2014.

A seleção dos piores companheiros de Messi é formada pelo goleiro Jose Manuel Pinto, pelo lateral-direito Oleguer, pelos zagueiros Henrique e Dmytro Chygrynskiy, pelo lateral-esquerdo Martin Cáceres, pelo volante Alex Song, pelos meias Afellay, Ricky Alvarez e Alexander Hleb, e pelos atacantes Maxi Lopez e Franco Di Santo.

Para ler a reportagem completa (em inglês) do Squawka, clique aqui.

O texto é do inglês Daniel Anwar, que também escreve para a renomada revista inglesa FourFourTwo.